Sejus realiza III Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
20 de setembro de 2013 - 03:00
Homens, mulheres e crianças são vítimas do tráfico de seres humanos em todo o mundo. Para sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento ao tráfico de pessoas foi lançada pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) a campanha Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas. Mais de dez países já aderiram para a campanha Coração Azul. Em maio de 2013, foi abraçada pelo governo brasileiro e agora em setembro de 2013, é lançada pelo governo cearense. O coração simboliza os sentimentos das pessoas em situação de tráfico e a cor azul demonstra o compromisso no combate ao crime. É marcada pelo slogan “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende”.
O Governo do Estado do Ceará tem trabalhado na difusão da campanha Coração Azul com a intensificação dos trabalhos preventivos na III Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que acontece de 23 a 27 de setembro de 2013, com atividades educativas em três cidades. Em Aracati, dia 24, as palestras acontecerão na Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias. Em Maranguape, dia 25, os técnicos do município estarão reunidos na Câmara de Vereadores e em Aquiraz, dia 26, na Escola Estadual de Educação Profissional Alda Façanha.
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (SEJUS), por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) e Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), está comprometida em articular ações de prevenção, atenção às vítimas e repressão em todo Estado. “Este ano a semana conta com palestras e atividades de formação de multiplicadores da rede de garantia de direitos nos municípios de Aracati, Aquiraz, Caucaia sobre o tema. Também faremos a distribuição de material preventivo da campanha Coração Azul, apoiada pelo Governo do Estado”, explica Lívia Xerez, coordenadora do NETP. Reconhecendo a necessidade de ação articuladas também com o setor turístico, está prevista ainda uma ação preventiva no Aeroporto de Aracati.
Denuncie o tráfico de pessoas por meio do (85) 3101-2708 ou pelo site www.sejus.ce.gov.br. As denuncias podem ser realizadas anonimamente.