Arca das Letras de número 10 mil é entregue no Ceará
10 de dezembro de 2013 - 03:00
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou nesta terça-feira (10), solenidade de entrega de mais 190 bibliotecas rurais do programa Arca das Letras, parceria entre o Estado e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Durante o evento, foi entregue simbolicamente a Arca de número 10 mil. As arcas são produzidas pelos internos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II).
“O Ceará é o Estado que mais se destacou na execução do Programa Arca das Letras no Brasil, daí a nossa decisão de trazer para cá esta solenidade, na qual o MDA reconhece que o Estado apresentou bons resultados e espera ampliar o número de beneficiários”, afirmou a coordenadora nacional do Programa no MDA, Dione Ferreira.
Na solenidade foram entregues 190 Arcas das Letras, contemplando 32 municípios: Aratuba, Quixelô, Granja, Bela Cruz, Limoeiro do Norte, Itatira, Itapajé, Aquiraz, Jucás, Redenção, Baturité, Quixeré, Ererê, Russas, São Luiz do Curu, Aracoiaba, Horizonte, Pacajus, Cariús, Acarape, Mucambo, Solonópole, Santana do Acaraú, Ipaumirim, Acopiara, Itarema, Ocara, Mulungu, Guaraciaba do Norte, Madalena, Saboeiro e Morada Nova.

No total, 7.600 famílias foram beneficiadas o que significa, aproximadamente, 34 mil pessoas do meio rural. O valor do investimento total é de R$ 817 mil. Cerca de 1.329 bibliotecas rurais já foram entregues no Ceará, tendo sido beneficiadas comunidades que não possuem bibliotecas públicas ou com pouco acesso à leitura. Cada comunidade beneficiada pelo programa receberá bibliotecas contendo livros de literatura infantil e juvenil, além de técnicos e didáticos e histórias em quadrinhos.
Para a coordenadora estadual do Programa, Sandra Bandeira, 2013 foi o ano em que o programa apresentou os melhores resultados. “Para 2014, queremos entregar um arca por dia e estamos convictos de que cada vez mais pessoas estão encontrando na leitura os benefícios para a sua vida”, afirmou.
A mobília das bibliotecas é feita pelos internos do sistema prisional. Este ano, 210 bibliotecas rurais já foram entregues, em uma parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus). “Por meio do programa Arca das Letras, reunimos ações de incentivo à leitura para as comunidades com a possibilidade de reintegração social dos internos com a oficina de trabalho dentro da unidade”, afirmou a titular da pasta, Mariana Lobo. Ela destaca que o preso tem a remição de um dia na pena, a cada três dias de trabalho. O programa Arca das Letras possui uma oficina no IPPOO II, onde trabalham oito detentos. “O Estado está oferecendo ao detento a oportunidade dele trabalhar e sustentar a sua família, mesmo cumprindo pena e temos conseguido um importante resultado com esta inicativa”.
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou a importância do Programa Arca das Letras na formação de crianças e jovens no meio rural. “Essas bibliotecas rurais são fundamentais para ajudar a combater o analfabetismo na Zona Rural do Ceará, porque permitem que as crianças tenham acesso a diversos livros e possam ampliar os seus conhecimentos através da leitura e da pesquisa. É o desenvolvimento que chega através da leitura para o interior”.