Lançamento de livro e sessão especial de julgamento celebram os 37 anos da Lei da Anistia no Brasil

24 de agosto de 2016 - 19:48

Ao completar 37 anos, a Lei da Anistia no Brasil suscita uma série de eventos para comemorar – e também discutir – a data, que relembra a sua promulgação em agosto de 1979. Entre as atividades realizadas, está o lançamento do livro ‘Justiça de transição: da ditadura civil-militar ao debate justransacional’, na próxima sexta-feira (26), no auditório da Sejus, a partir das 8h30. A ação é promovida pela Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, que integra a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado.
 
A obra traz uma série de artigos escritos por José Carlos Moreira Silva Filho, vice-presidente da Comissão de Anistia do Brasil e doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná.
 
Mais uma ação acontece no colégio Liceu do Ceará, no bairro Jacarecanga, no dia 29 de agosto, a partir das 9h30. A Comissão de Anistia realizará uma sessão para julgamento do pedido de indenização à Vera Rocha Pereira, líder estudantil na década de 60, que foi perseguida e presa no Recife. Vera foi uma das 70 pessoas libertadas e banidas do país em troca do embaixador da Suíça, sequestrado pela guerrilha durante a ditadura militar.
 
Na ocasião também será lançado o cordel Os tormentos de Valéria, escrito por Francisco Otávio de Menezes, historiador, pesquisador e conselheiro da Comissão.
 
Serviço:
Lançamento do livro ‘Justiça de transição: da ditadura civil-militar ao debate justransacional’
Data: 26 de agosto
Horário: 8h30
Local: auditório da Sejus – rua Tenente Benévolo, 1055, Centro
 
Sessão para julgamento do processo de anistia estadual de Vera Rocha Pereira
Data: 29 de agosto
Horário: 9h30
Local: Liceu do Ceará – rua Liberato Barroso, s/n, Jacarecanga