Sejus tem programação para campanha Novembro Azul
18 de novembro de 2016 - 14:50
O câncer de próstata é o sexto tipo mais incidente da doença no mundo e o segundo em todo o Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimou mais de 60 mil novos de câncer de próstata no país neste ano – cerca de 61 novos casos a cada 100 mil homens.
Apesar de facilmente detectável, ainda há um tabu que envolve os exames, o que dificulta o diagnóstico precoce e o sucesso do tratamento em alguns casos. A campanha Novembro Azul é um movimento internacional que visa reverter esse quadro, englobando o trabalho de entidades públicas e privadas que visam alcançar o público masculino, conscientizando a respeito da prevenção do câncer de próstata.
Esse tipo de câncer pode se apresentar de forma assintomática, o que reforça a importância da prevenção. Atualmente, é possível detectar o câncer até mesmo em estágio inicial, o que facilita o tratamento. É possível detectar a doença no exame de rastreamento com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue ou durante o exame de toque.
Quando iniciar os exames de prevenção?
Os cuidados através do rastreamento devem ser iniciados aos 50 anos para os homens que têm um risco baixo de desenvolvimento do câncer, que tenham pouco ou nenhum caso na família. Já os que possuem parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata antes dos 65 anos, se encaixam em alto risco e devem se prevenir a partir dos 45 anos. Os homens que possuem mais de um parente de primeiro grau que tiveram câncer de próstata devem iniciar o processo aos 40 anos.
Além dos exames, também é essencial cuidar do corpo. Cuidados simples como manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, praticar atividade física regularmente, diminuir o consumo de álcool e não fumar já pode minimizar a incidência da doença.
Novembro Azul na Sejus
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio do Núcleo de Saúde (Nusau), garante a participação nas atividades do Novembro Azul com programações dentro das unidades e na secretaria.
A partir desta quinta (17), a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes recebe uma semana de palestras sobre saúde física e emocional, com foco na prevenção do câncer de próstata, que será tema do encerramento, no dia 23. Na ocasião, será apresentada uma peça encenada por um grupo de internos da unidade.
Na próxima sexta (18), será realizada programação especial para os funcionários da Sejus com palestra e testes de saúde a partir das 9h, no auditório, e cuidados especiais com massoterapia das 8h às 12h, em parceria com o Grupo de Estudo e Cuidado Energético em Enfermagem e Saúde (GECEES) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A ação acontece na Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização (EGPR).
Sandro Dias, dentista do Nusau, destaca a relevância da campanha: “As ações são de grande importância aos servidores e internos, pois esclarecerá a importância do cuidado, informando e desmistificando as lendas que existem. Não podemos deixar que o preconceito e a falta de informação impeçam os cuidados com a saúde”, afirma o dentista.
Programação:
Palestra Novembro Azul e testes de saúde
Quando: 18 (sexta), a partir das 9h
Onde: Auditório da Sejus
Manhã de cuidados com GECEES
Quando: 18 (sexta), das 8h às 12h
Onde: Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização (EGPR)
Semana Novembro Azul
Quando: 17 a 23 de novembro
Onde: UP Irmã Imelda Lima Pontes, no Complexo Penitenciário de Aquiraz (BR 116 km 27)