Sejus recebe Seminário de Atualização em Alternativas Penais nesta sexta (22)

20 de setembro de 2017 - 17:43

Mais de cinco mil pessoas já passaram por atendimento na Central de Alternativas Penais (CAP), setor da Secretaria da Justiça e Cidadania que acompanha o cumprimento de medidas cautelares determinadas pelo Judiciário. Isso significa que, em dois anos de existência da Central, mais de cinco mil pessoas deixaram de entrar nas unidades prisionais e tiveram suas prisões preventivas convertidas em medidas cautelares. Para apresentar os resultados das atividades executadas e debater os desafios enfrentados, a CAP realiza o Seminário de Atualização em Alternativas Penais nesta sexta-feira (22), às 13h30, no auditório da Sejus.

A programação conta com apresentação do modelo de gestão atual e das experiências locais, além de debates sobre as perspectivas e desafios para a aplicação das alternativas. As apresentações e discussões serão conduzidas com a participação de representantes do Departamento Penitenciário, do Núcleo de Atendimento ao Homem Autor de Violência Doméstica contra a Mulher (Nuah), da Vara de Execução de Penas Alternativas e Habeas Corpus (Vepah) e do Fórum de Alternativas Penais.

O coordenador da CAP, Elton Gurgel, destaca a troca de experiências como principal objetivo do evento: “Através dos debates, realizaremos a socialização de relações no âmbito nacional, faremos análises da conjuntura e elaboração de estratégias para o fortalecimento da política de alternativas penais que é tão necessária nos dias atuais”, afirma.