Sejus fecha parceria com cooperativa para manutenção do Reciclovidas nas unidades

1 de novembro de 2017 - 17:19

Reciclar, reduzir, reutilizar. Esses são os fundamentos para um local sustentável e com respeito ao meio ambiente. E a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), no esforço de dar vazão ao lixo produzido nas unidades prisionais, fecha nova parceria para o projeto Reciclovidas.
 
Dessa vez, a Cooperativa de Produção dos Catadores do Conjunto Vida Nova (Coomvida), localizada em Maracanaú, receberá da Sejus os resíduos sólidos, como plástico e papelão, que são descartados.  A coleta será realizada por internos, nas vivências e celas, com a supervisão de agentes penitenciários.
 
“Além de ajudar na reciclagem, o projeto combate o acúmulo de lixo dentro e no entorno das unidades, que acabam causando doenças”, explica Cristiane Gadelha, coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso da Sejus. A Cispe coordena o Reciclovidas dentro de 10 unidades prisionais. 
 
Para Edson Martins, coordenador do Programa de Coleta Seletiva da Coomvida, “para além da reciclagem, esse trabalho também atua na recuperação de vidas”. A cooperativa auxilia as pessoas que querem se afastar dos lixões da região.