Projeto Livro Aberto é ampliado para mais sete unidades prisionais

7 de dezembro de 2017 - 09:08

A liberdade para quem lê está além das grades, além das muralhas. É possível, por meio de um livro, visitar outros países, conhecer mundos imaginários, incrementar o conhecimento. É esse o objetivo do Livro Aberto, programa de incentivo à leitura para internos do sistema penitenciário e que acaba de ser ampliado para mais sete unidades prisionais.

A Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima, Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL III), Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), no município de Itaitinga, a Unidade Prisional Francisco Adalberto Barros Leal, em Caucaia, a Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, e a Penitenciária Industrial Regional de Sobral receberam o projeto, que, além de disponibilizar livros aos internos, possibilita que eles participem da remição de pena pela leitura.

As sete unidades somam-se à Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), Cadeia Pública de Maracanaú e ao Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Pontes, totalizando 12 unidades prisionais contando com o Livro Aberto. A última avaliação reuniu 1.048 internos participantes do projeto.

Cristiane Gadelha, coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso da Secretaria da Justiça e Cidadania (Cepis/Sejus) indica que a meta é que se inscrevam mensalmente cerca de 200 internos em cada unidade. “Além de incentivar a leitura, o nosso intuito é que esses internos possam também remir a sua pena. E que bom se for por meio de algo prazeroso, como a leitura”, diz Cristiane.

Desde março de 2016, o Livro aberto já entregou 737 atestados de remições. As avaliações são realizadas com a parceria dos professores da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) que atuam nas unidades prisionais e o interno tem que adquirir nota seis ou superior. A cada livro lido, quatro dias são remidos na pena.