Departamento Penitenciário Nacional faz visita técnica ao sistema prisional cearense

8 de abril de 2019 - 13:02

O sistema prisional cearense recebe, a partir desta segunda-feira, dia 8, uma comissão do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), organismo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para realizar inspeções nas unidades. O grupo integra corregedoria, profissionais da saúde e técnicos de políticas penitenciárias do departamento e tem o objetivo de avaliar as mudanças recentes realizadas nos presídios.

 

A visita, além da inspeção, inclui reuniões com o secretário Mauro Albuquerque e a equipe da Secretaria. Um dos focos do titular da pasta é manter a Força Nacional de Intervenção Penitenciária no sistema cearense por mais 90 dias. A permanência da Força é solicitada com o objetivo de dar continuidade ao treinamento dos agentes penitenciários locais, atualizando procedimentos, técnicas e aumentando a segurança na realização das atividades.

 

Até a próxima quarta-feira, 10, a comissão visitará 17 unidades prisionais. “Carceragens, procedimentos, atenção à pessoa presa e outros aspectos serão avaliados onde houve intervenção para avaliar resultados e orientar sobre a necessidade da realização de novas intervenções”, detalha o secretário.