Agente do GAP é o primeiro da SAP a concluir o Curso de Controle de Distúrbios Civis da Aesp

19 de junho de 2019 - 15:14

Investindo na integração das forças de segurança do estado do Ceará, a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) realizou o XII Curso de Controle de Distúrbios Civis. Pela primeira vez, um agente penitenciário da Secretaria da Administração Penitenciária concluiu a formação de 252 horas que habilita os servidores para atuar no atendimento de ocorrências que envolvam gerenciamento de crise, controle de multidões, ou em qualquer local onde haja a quebra da ordem pública.

 

Vinicius Ponciano, integrante do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP), participou dos 31 dias da formação, que acontece em formato de internamento, e esteve entre os 24 concludentes da turma que iniciou com 73 alunos, entre policiais militares e oficiais da Polícia Nacional do Paraguai.

 

Segundo o agente, a resistência física e psicológica foi o maior desafio, mas o sentimento de vitória superou todas as dificuldades: “Estando longe da família e enfrentando situações extremas, conseguimos nos fortalecer como pessoas e como profissionais, por isso, é muito gratificante ter  concluído a formação. Agora me sinto agora apto a atuar com ainda mais eficiência no controle de distúrbios dentro e fora do sistema prisional”.

 

O curso abordou disciplinas de teoria e história das tropas de choque; armamento, munição e tiro; atendimento pré-hospitalar; procedimento em arenas desportivas e estabelecimentos prisionais; técnicas e táticas de CDC; fundamentos jurídicos da atividade CDC; uso diferenciado da força; procedimentos em reintegração de posse; instrução tática individual e noções de gerenciamento de crises, entre outras.