Agente da SAP é 1º lugar do Curso Tático Policial Feminino da Aesp

28 de junho de 2019 - 16:42

Na última quinta-feira, (27), a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) formou a segunda turma do Curso Tático Policial Feminino – CTAP. Das 23 participantes, 14 mulheres concluíram a formação, sendo o primeiro lugar de uma agente penitenciária da Secretaria da Administração Penitenciária: Carolina Azevedo. A capacitação visa desenvolver a expertise operacional do efetivo feminino da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e das organizações de segurança pública.

 

O treinamento foi ministrado por especialistas na doutrina operacional e contou com instrutores do Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Ceará (CPChoque); do Departamento Técnico Operacional da Policia Civil do Ceará (DTO); da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Policia Civil do Ceará (Core); do Grupo de Socorro de Urgência do Corpo De Bombeiros Militar do Ceará (GSU); da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer); da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Polícia Federal (PF).

 

O curso durou quatro semanas, totalizarando 200 horas de treinamento. Nesse período, as alunas passaram por disciplinas de atendimento pré-hospitalar; técnicas operacionais policiais; noções de controle de distúrbios civis; direção operacional; tiro de combate; sobrevivência policial; salvamento aquático; sobrevivência em regiões inóspitas e operações em altura, entre outras instruções voltadas à preparação das condições físicas, técnicas, táticas e intelectuais das participantes.

 

Para Carolina Azevedo, concluir o CTAP é uma realização que foi conquistada com muito esforço. Ela fala das dificuldades superadas para ostentar o brevê de Atena. “A primeira semana foi a mais difícil, a semana zero, que é a sobrevivência em ambientes inóspitos. Mas terminar um curso desses com todas essas atividades táticas e técnica, passando por vários grupos operacionais, todos os conhecimentos adquiridos, com certeza serão de muita valia para o meu dia a dia, em minhas atividades laborais, e, com certeza, vai ser um diferencial na minha carreira”, declarou.