SAP certifica 23 agentes em curso de condutores de veículos de emergência

4 de julho de 2019 - 11:24

A parceria da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) certificou 23 agentes penitenciários no curso para condutores de veículos de emergência na última segunda-feira (1º). A cerimônia contou com a presença do secretário Mauro Albuquerque e do diretor da Escola de Trânsito do Detran, Ubiratan Teixeira. 

 

Com 50 horas/aula, entre teoria e prática, o curso teve início no dia 24 de junho e foi concluído no dia 1º de julho. Entre os participantes estão agentes de grupos especiais da SAP, do Hospital Penitenciário Otávio Lobo (Hspol) e do Instituto Psiquiátrico Governador Stenio Gomes, unidades que contam com um fluxo intenso de deslocamento de ambulâncias para atendimento de saúde de internos. A formação contou com aulas de legislação, direção defensiva, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente, convívio social no trânsito e relacionamento interpessoal. 

 

O coordenador da Escola de Gestão Penitenciária (EGPR) da SAP, Pedro Henrique, destaca a importância da parceria pioneira com o Detran para a capacitação dos servidores: “Investir na integração de órgãos para as formações é garantir um serviço de excelência para a sociedade. Com as aulas realizadas, é certo o aprimoramento do conhecimento técnico dos agentes e do preparo para agir em situações específicas do sistema prisional”.

 

Mais oportunidades 

 

Em parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), a SAP iniciou, no dia 27 de junho, o curso de direção defensiva. Com duas turmas com 175 alunos cada, a formação irá capacitar 350 alunos para a direção dos veículos da secretaria de forma segura. Para as aulas práticas, o quantitativo total foi dividido em dez turmas, que iniciaram as aulas práticas no dia 2 de julho.