Governador Camilo Santana entrega 55 novas viaturas para o sistema penitenciário do Ceará

18 de julho de 2019 - 11:56

Na manhã desta quinta-feira (18), o governador Camilo Santana e o secretário Mauro Albuquerque entregaram 55 novas viaturas para a frota de veículos da Secretaria da Administração Penitenciária.

A solenidade ocorreu na parte externa do ginásio do bairro da Parangaba e contou com autoridades de diversos órgãos, como o secretário da segurança pública, André Costa, o comandante geral da Polícia Militar do Ceará, Alexandre Ávila, e os secretários executivos da SAP, Maiquel Mendes e Rafael Beserra.

Após cumprimentar todos os agentes penitenciários que estavam no ato, o governador Camilo Santana ressaltou a importância dos novos investimentos e endossou o trabalho realizado pela nova Secretaria que gerencia o sistema penitenciário.

“A organização do sistema penitenciário é uma das prioridades do nosso Governo. Confiamos, apoiamos e entregamos todo o apoio necessário para que o secretário Mauro Albuquerque e sua equipe executem o melhor trabalho possível. A entrega desses 55 novos carros é mais um exemplo dos investimentos que estamos fazendo. Criamos a nova Secretaria e já temos resultados visíveis. O Ceará será, em breve, um modelo nacional de organização e gestão do sistema penitenciário”, atesta.

Na entrega de hoje, o Sistema recebeu 33 viaturas para a SAP, 7 para o Grupo de Operações Regionais, 10 para o Grupo de Ações Penitenciárias e mais 5 ambulâncias penitenciárias. A entrega de hoje é a primeira leva de 90 carros adquiridos. Os outros veículos serão entregues em duas etapas. No dia 22 de agosto, mais 20 carros serão apresentados. Finalizando daqui a 60 dias com mais 15 carros entregues.

Dos carros, 15 foram adquiridos com recurso federal através do Fundo Penitenciário (Funpen) e 70 são alugadas com recursos estaduais. Para a compra, o investimento foi de R$2,9 milhões. Para o aluguel, está estimado o custo anual de R$3,4 milhões com manutenção inclusa, uma economia para o Estado, já que, somente em manutenções nos carros antigos, a secretaria gastava em média R$6 milhões anuais.

O secretário Mauro Albuquerque destaca a importância do investimento: “Já fizemos quase 14 mil escoltas no primeiro semestre deste ano. Um carro novo e equipado melhora as condições de segurança do apenado e do agente penitenciário. Além da primazia humana, o modelo de contratação das viaturas reduziu os custos de forma significativa. As viaturas serão distribuídas em 17 grandes unidades prisionais, 13 cadeias públicas masculinas e 2 cadeias públicas femininas”, pontua.