Secretário Mauro Albuquerque realiza visita surpresa nas regiões do Sertão Central, Centro-Sul e Cariri

29 de julho de 2019 - 16:49

As cadeias de Quixadá, Acopiara, Cedro, Juazeiro do Norte, Crato e a penitenciária do Cariri foram surpreendidos com visita surpresa do secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, do secretário executivo, Maiquel Mendes e do coordenador administrativo da SAP, Kelsen de Sá. O acompanhamento presencial é parte da sistemática de observação da SAP sobre a verificação da implantação e execução dos novos procedimentos implantados pela nova gestão.

Na primeira visita, a comitiva percorreu todos os espaços da cadeia pública de Quixadá. Acompanhados pelo chefe de equipe da unidade, Agepê Barbosa, o Secretário Mauro Albuquerque pôde observar as condições da prisão, as instalações dos agentes e os projetos e procedimentos realizados para os 134 apenados que cumprem pena na cadeia do Sertão Central. Entre eles, a execução diária de aulas de alfabetização e ensino fundamental para parte dos internos classificados.

Logo em seguida, a comitiva da SAP verificou a cadeia pública da cidade de Acopiara. Com 63 internos instalados na unidade, o chefe de equipe, Thiago de Oliveira, exibiu a situação penal dos presos, os espaços reformados pelos internos classificados e os procedimentos padrão estipulados pela SAP. Thiago ressaltou a importância da visita dos gestores da pasta. “A presença do Secretário na unidade nos motiva a seguir no esforço de organização da cadeia e nos permite a ouvir e debater, pessoalmente, orientações para um trabalho melhor conduzido”, avalia.

Com 71 apenados em seu domínio, a cadeia de Cedro também mostrou sua capacidade organizativa sobre o novo momento prisional cearense. De lá, Mauro foi direto a cadeia pública de Juazeiro do Norte, mais conhecida como “tourinho”. Com boas referências, a cadeia comprovou, na prática, um modelo de gestão prisional com grau de excelência.

Mauro Albuquerque destacou os projetos que pensa sobre a unidade. “A cadeia de Tourinho será nossa vitrine para os colegas de outros estados que querem visitar e conhecer nosso método de trabalho. Aqui foi percebido limpeza, organização, valorização ao agente penitenciário, projetos de educação e trabalho para presos e obras de melhorias nos espaços. Um grande trabalho”, destacou. O diretor da cadeia, Guimarães, ressaltou os investimentos recebidos, a valorização dos agentes e comentou sobre projetos futuros. “São mais de 700 internos com trabalho, educação e dignidade. Agora é continuar nossa missão de fazer o Ceará o estado de excelência em gestão penitenciária”, conclui.

Ainda na região do Cariri, a comitiva visitou a cadeia feminina do Crato e a Penitenciária Industrial Regional do Cariri. Na cadeia feminina do Crato, chamou a atenção o forte trabalho de educação formal com as internas. Das 191 internas, mais de 100 estão matriculadas regularmente em 7 turmas formais de alfabetização e os dois níveis de ensino fundamental. O diretor adjunto, Tarcisio Cruz, comenta o novo momento vivido pela unidade. “Hoje dá gosto vestir a farda de agente penitenciário. O investimento em pessoal e equipamento é constante. Hoje somos valorizados. Com isso, os projetos andam a passos largos”, atesta.

Ainda dentro da PIRC, última unidade visitada na inspeção, o secretário Mauro Albuquerque anunciou mais investimentos e trabalho para o sistema penitenciário do Ceará. “Vamos investir mais de 5 milhões de reais nesta unidade. Vamos explorar todo o potencial que essa cadeia gigante pode proporcionar. A ideia é fazer daqui um modelo de escola e trabalho penitenciário no Ceará”, pontua.

Sobre a visita surpresa, o Secretário deu seu diagnóstico sobre o observado. “A chegada inusitada serve pra entender se os procedimentos estão alinhados e funcionando no cotidiano. Excluindo um ou outro ponto que pode ser facilmente melhorado, deu pra perceber que os agentes estão focados em fazer um grande sistema penitenciário. Temos a clareza que tudo passa pelo material humano e o Ceará será um modelo dessa lógica. Vamos continuar o trabalho diuturno e servir a sociedade cearense como ela espera de cada um de nós”, finaliza.