Dia do agente penitenciário é comemorado com ações na SAP e sessão solene na AL

2 de agosto de 2019 - 17:49

Apenas o dia 3 de agosto não é suficiente para homenagear e prestigiar profissionais que realizam um grande serviço à sociedade que são os agentes penitenciários. Desta forma, a Secretaria da Administração Penitenciária através do Serviço de Atendimento Psicossocial ao Trabalhador (SAPT) realizou uma semana toda especial para comemorar o dia desse profissional. Durante todos os dias nas unidades prisionais do Estado, momentos como reiki, massoterapia e Ventosaterapia ganharam destaque para os agentes.

Finalizando a semana, na sexta-feira (2), eles tiveram um dia todo dedicado a eles na sede da SAP. Pela manhã foram realizados testes rápidos de hepatite e sífilis. Um momento de relaxamento também foi destaque do dia. Alongamento e relaxamento, Ventosaterapia, Florais Saint German e Massoterapia foram outras atividades desempenhadas. No período da tarde a oficina de corpo, emoções e rastreamento de doenças cardiovasculares completaram a programação.

O dia do agente penitenciário também foi reverenciado na Assembleia Legislativa do Ceará. Uma sessão solene com a presença do secretário da Administração Penitenciária Mauro Albuquerque prestou homenagem a data. O autor da sessão solene, o deputado estadual licenciado soldado Noélio falou da importância do profissional e parabenizou o secretário da SAP durante a sessão.

“Parabenizo o governador do Estado de ter tido a coragem de convidar o secretário Mauro Albuquerque para comandar a Pasta da Administração Penitenciária. Também parabenizo o secretário Mauro Albuquerque com a forma democrática como recebe as instituições e as pessoas na tentativa da melhoria do sistema penitenciário. E o reconhecimento tem que ser feito pelos resultados que são visíveis. Os resultados estão melhorando e parabenizo o momento que vive os agentes e todo o sistema penitenciário”, comentou.

Sobre a data tão importante e de valorização do agente, o secretário Mauro Albuquerque falou do reconhecimento que os profissionais estão conseguindo pela sociedade e citou que a luta deve seguir. “Eu trabalho a cada dia para os senhores e sei que os senhores estão trabalhando para o sistema. Fui a Juazeiro fiquei feliz porque você vê o agente empenhado, feliz, vê com dignidade e ver a coisa ser valorizada. Você ver o agente ter moral, de quem fala por último é ele, o que não era antes, que não eram reconhecidos. Os senhores são os donos da cadeia, o preso é só hóspede, ele vai embora. Hoje nossas cadeias são mais limpas, mais seguras, hoje você volta com a certeza que vai voltar para casa, porque nós temos segurança, equipe e tem um secretário que é agente, que trabalha para os senhores. Nós somos uma equipe e vamos vencer o crime cada vez mais e isso eu falo mais uma vez: nós trabalhamos para os nossos filhos e para nossas crianças ter um futuro. E quem manda é o Estado, e lembrem- se sempre, os senhores são o Estado”, disse o secretário na sessão solene.

Valorização do profissional

Mas não foi apenas a semana que foi dedicada ao agente. Durante todo esse primeiro semestre os profissionais tiveram momentos voltados para a sua capacitação e valorização. Logo no início desse ano 440 agentes foram convocados. Os novos profissionais foram aprovados no concurso realizado em 2018.

Os cursos de qualificação também foram outros momentos de integração e valorização do profissional através da Escola de Gestão Penitenciária (EGPR). Um dos destaques foi o curso de condutores de veículos de emergência. Foram 50 horas/aula, entre teoria e prática. A formação contou com aulas de legislação, direção defensiva, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente, convívio social no trânsito e relacionamento interpessoal.

O Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário também ganhou muita notoriedade e abrangência dos agentes nesses primeiros meses do ano. Outra qualificação realizada pela SAP através da EGPR. . Já foram quase 3 mil agentes penitenciários beneficiados com os cursos de qualificação realizados nesse começo de 2019.

A preocupação com o bem-estar do profissional é um grande marco nessa nova gestão, como a entrega de novos alojamentos e fardamentos. A frota de veículos foi o outro destaque. 85 novas viaturas foram entregues pelo governador Camilo Santana ao sistema penitenciário.

Momentos estes que estão sentidos e reconhecidos pelos agentes, como o profissional Pedro Henrique que agradece a valorização, não apenas na semana em homenagem a categoria, mas desde o início da gestão do secretário Mauro Albuquerque. “Vejo essa ação da secretaria como a valorização do servidor. É o secretário Mauro mostrando o compromisso dele com a nossa categoria de agentes e com o sistema. Essa gestão está fazendo o que parecia impossível para alguns, como a capacitação com cursos bons, voltado para a especialização, nosso fardamento, viaturas, algo ímpar. Fica apenas nosso agradecimento”, disse o agente.

Desde 2007 na Secretaria, a agente Neuma Cipriano também se mostra feliz com o que está acontecendo com os profissionais da Pasta. “É uma mudança boa e visível para todos. Na sede, na unidade, nos números, as coisas positivas, projetos que estão sendo colocados em execução de forma bem positiva para nós e toda a sociedade”, afirmou.

A entrega de novos alojamentos, fardamentos e veículos foi outro ponto alto para valorizada cada vez mais esse profissional tão importante e peça fundamental para a segurança pública do Estado.

Cargos e Carreiras

Além disso, outra preocupação dos profissionais é o Plano de Cargos Carreiras e Salários. Pauta que o secretário discutiu com o Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Ceará.

O presidente do Sindasp, Barbosa Lima, fez referências a oportunidade da reunião e a demanda histórica da categoria. “Saio da SAP hoje esperançoso. Posso dizer que esse é um clamor de décadas da categoria. É alvissareiro ouvir do secretário Mauro que haverá o empenho da SAP e dele para que essa pauta tenha encaminhamento e resultado. De imediato, nós levaremos essa demanda à Seplag para que se inicie a avaliação do PCCS. É com essa notícia e outros avanços que temos percebidos nos últimos meses, que podemos assegurar que o agente penitenciário do Ceará agora é realmente valorizado”, disse durante a reunião.