Unidades prisionais do Ceará seguem rotina de ressocialização e qualificação profissional para detentos

25 de setembro de 2019 - 15:14

A rotina de ressocialização e qualificação profissional seguem intensas no sistema penitenciário do Ceará. Nesta quarta-feira (25), o Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne, maior unidade do Estado, realiza, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, cursos de pintura de obras, instalações hidráulicas, eletricista pedial e corte e costura com os internos. Ao final de 2019, 4 mil detentos do sistema prisional do Ceará estarão diplomados com esses cursos.

A segunda turma de pintura em obras já está no momento da prática, explicou o professor do Senai-CE, Franzé Nascimento. “Já estamos indo no momento que eles mais gostam que é a prática. Utilizamos todos os materiais necessários para a realização das pinturas em paredes, ferros e outros elementos que eles aprendem durante a parte teórica”, disse o educador.

Em outro local da unidade, os internos recebem as instruções de instalações hidráulicas. O momento atual do curso também é realizando a escolha de materiais para uma simulação de uma instalação, tudo orientado pelo instrutor Saulo Guerra, que está pela primeira vez trabalhando na unidade.

“Estou gostando muito dessa experiência. Diferente, mas é um crescimento grande para eles e para mim. Nós estamos aqui dando uma esperança de vida a eles, uma reintegração, uma formação e isso é importante”, confessa Saulo.

“O dia a dia da casa é sempre assim”, essa é a frase do diretor da unidade, Paulo José, que fala sobre a doutrina e o procedimento dentro do Cepis. “Diariamente estamos com oportunidade para quem deseja estudar, se qualificar, e usando a mão de obra deles para realização reformas dentro da unidade. Estamos trabalhando duro aqui. Não há resistência, e sim uma pacificação na unidade”, relatou.

Nesta semana, 7 unidades prisionais tocam diversos cursos de qualificação do Senai com seus internos. Ao final de 2019, 4 mil detentos estarão diplomados com esses cursos.

Educação

Além da qualificação profissional, outros apenados da Cepis recebem aulão para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), prova que acontece em outubro, e pode certificar o detento para a conclusão do Fundamental ou Ensino Médio. Os aulões para o Exame desta semana acontecem em outras 10 unidades prisionais do Ceará.

Nesta manhã de quarta-feira (25), a aula ministrada pelo professor convidado Stélio Magalhães, era de Ciências da Natureza para 80 detentos que pretendem conseguir a conclusão do Fundamental. Pelo empenho e dedicação que viu durante toda a aula, o educador acredita que as expectativas são as melhores para um grande número de aprovações. “A expectativa de todos da educação nas unidades é de um grande número de alunos aprovados no Encceja este ano”, disse.

Em outra sala da Cepis, o curso de Teologia também era ministrado. O projeto é uma parceria da Secretaria da Administração Penitenciária com o Conselho da Comunidade da Comarca de Fortaleza, realizado pelo Centro de Educação Teológica e gerenciado pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso da SAP.

As aulas acontecerão nas quartas e sextas-feiras, durante o período de 12 meses, com a carga horária de 192 horas/aula. São 30 turmas de 25 alunos, totalizando 750 apenados beneficiados com o curso de Teologia.