SAP movimenta mais 150 presos ligados ao crime. Outros 100 serão transferidos

26 de setembro de 2019 - 15:02

O setor de inteligência da Secretaria da Administração Penitenciária acaba de movimentar mais 150 presos do sistema prisional do Ceará. A SAP já havia feito a transferência de 257 internos no começo da semana. De acordo com o Secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, essa nova medida isola os diferentes tipos de líderes do grupo criminoso que tenta confrontar o Estado e garante que as forças de segurança de integração realizam o trabalho sem o risco de existir a comunicação entre as ruas e o sistema prisional.

“De ontem para hoje foram 150 presos. Hoje devemos movimentar mais 100 detentos do interior que estão diretamente ligados ao grupo que tem enfrentado o Estado. É o trabalho de inteligência intensificado e posto em prática”, declara.

Além do trabalho de inteligência, as outras coordenadorias da SAP intensificaram os trabalhos de qualificação, educação e trabalho junto a grande massa carcerária que deseja, de fato, cumprir sua pena de forma legal e voltar ressocializado ao convívio social. Mauro Albuquerque ressalta sobre o trabalho da Secretaria junto aos internos que diariamente se dedicam aos estudos e trabalho. “Estamos com 2.600 presos em salas de aulas em todas as nossas unidades. Os cursos de capacitação estão em andamento na normalidade. Apenas no Encceja, temos mais de 4 mil presos em aulões preparatórios para as provas de outubro. Isso demonstra que a grande maioria dos presos estão aproveitando suas oportunidades de ressocialização e buscando a melhor forma de retornar ao convívio à sociedade. Essas ações maciças incomodam aqueles que ganhavam dinheiro ilegal e escravizavam esses internos”, conclui.

Nesta semana, as unidades prisionais do Estado desenvolvem cursos de pintura de obras, instalações hidráulicas, eletricista predial, corte e costura e marcenaria. Além disso, as unidades também realizam os últimos aulões preparatórios para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos que ocorre nos dias 8 e 9 de outubro.

O secretário Mauro Albuquerque também ressalta que o núcleo de monitoramento da SAP recebeu reforços de equipes, diuturnamente, para acompanhar e fazer aproximação real a todas as pessoas monitoradas do Estado que cometam qualquer tipo de violação detectada nos perímetros e outros parâmetros legias estabelecidos no Sistema de Monitoramento.