Novos agentes penitenciários são empossados pelo Governo do Estado do Ceará

29 de novembro de 2019 - 12:36

Os novos agentes penitenciários convocados da última da turma do concurso de 2017 foram empossados nesta sexta-feira (29), no Palácio da Abolição, pelo governador do Ceará, Camilo Santana e o secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque. Nessa etapa, foram 65 agentes nomeados e empossados por ordem classificatória, destes, são 61 homens e quatro mulheres. Antes da nomeação, os novos servidores do Governo do Estado passaram por etapas de avaliação (física, de saúde e psicológica). Logo depois entregaram a documentação e realizaram perícia médica.

Durante a cerimônia, o governador Camilo destacou o trabalho desenvolvido pelo secretário Mauro. “Criei uma secretária especial para cuidar do sistema penitenciário. Pois, queremos mostrar a importância que damos ao sistema. Desta forma, trouxe aquele que considero o maior profissional dessa área, que é Mauro Albuquerque, no qual agradeço pelo empenho e transformação que está fazendo dentro das unidades prisionais”, afirma Camilo.

Destacando a importante função de servir o Estado, o secretário Mauro, deu as boas-vindas aos novos agentes penitenciários. “Eu tenho muita gratidão pelo empenho do governador de investir no sistema penitenciário, e nós mostrando para ele, que o sistema está mudando, e isso é capaz de acontecer. A vocês novos servidores do Estado, como o nome já diz, a função é servir. Essa é a missão de vocês. Os senhores representam o Estado e a postura tem que ser essa e a manutenção do sistema depende do trabalho dos senhores”, reitera.

Cada agente penitenciário empossado teve o direito de levar dois convidados para esse momento único. Miriam Sampaio mãe do novo agente penitenciário, Thiago Fernandes, relembrou o investimento que fez para investir em educação para o filho. “Esse momento é muito emocionante. Foi um esforço grande para educar meu filho, investir nisso, e agora a recompensa veio com o mérito dele conseguir ser aprovado e agora empossado como um servidor público”, afirma.

Após a nomeação os novos agentes realizam um curso de nivelamento realizado pelo secretário Mauro Albuquerque e sua equipe de instrutores. Serão 42 dias de qualificação com aulas téoricas e práticas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da SAP e nas unidades prisionais. Os agentes penitenciários devem estar com fardamento completo e material exigido para a realização do trabalho.

Uma dessas novas agentes, é Islaine Alves, que emocionada, contou a expectativa para essa nova etapa na sua vida. “Sou mulher, mãe, e nós sabemos que precisamos quebrar mais barreiras. É um momento muito importante e quero realizar essa nova função com muita ética, honra, proporcionando ao povo cearense um Estado ainda mais seguro”, relata.

Após a posse, o momento será de realizar o curso de nivelamento, e o novo agente penitenciário, Leandro Cardoso, mostra expectativa para o início dessa fase. “Com certeza esse curso será muito importante para nós iniciarmos nossa etapa como agente penitenciário. Estou em uma expectativa grande para essa qualificação no comando do secretário Mauro”, disse.

Os novos servidores foram aprovados no concurso público iniciado ainda em 2017 pelo Governo do Ceará. O Estado convocou, na época, dois mil candidatos para o curso de formação de agentes penitenciários, mas somente 1.695 atenderam ao chamamento e cumpriram os requisitos obrigatórios.