Mais 70 agentes penitenciários são empossados pelo Governo do Estado

31 de janeiro de 2020 - 14:21

O Governo do Estado, através da Secretaria da Administração Penitenciária, deu posse a mais 70 agentes penitenciários na manhã desta sexta-feira (31), no Palácio da Abolição. Os novos servidores foram aprovados no concurso público realizado em 2017 e receberam a posse das mãos do governador Camilo Santana e do secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque.

Nas suas palavras, o governador Camilo Santana reiterou o momento de crescimento no sistema penitenciário cearense, agradeceu o empenho do secretário Mauro e proferiu planos ambiciosos para a gestão prisional do Estado. “Completamos um ano do início deste trabalho ao lado do secretário Mauro e não tenho dúvidas que alcançaremos o objetivo de tornar o sistema prisional cearense um exemplo para todo o Brasil. Isso graças ao trabalho, a integração, e o investimento que continuaremos fazendo. Esse momento de posse faz parte desse processo. Vamos quase que dobrar o número de agentes penitenciários”, afirmou.

O secretário Mauro Albuquerque enfatizou a evolução do sistema e a árdua missão que será desempenhada pelos novos empossados. “É muito gratificante ver o sistema evoluindo, no tempo que ele avança. Temos que ser justos e dar o devido mérito a atenção dada pelo Governador nesta pasta. Agora vocês novos policiais penais – se preparem para o trabalho. Não conseguimos nada sem trabalho, empenho, dedicação e suor”, atestou.

Após a posse, os novos agentes realizam um curso de nivelamento ministrado pelo secretário Mauro Albuquerque e sua equipe de instrutores. Serão 42 dias de qualificação com aulas teóricas e práticas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da SAP e nas unidades prisionais. Os agentes penitenciários devem estar com fardamento completo e material exigido para a realização do trabalho.

Dos 2.000 candidatos que foram convocados para o curso de formação 1.695 atenderam ao chamamento e cumpriram os requisitos obrigatórios ao longo das etapas de avaliação física, de saúde e psicológica.

Emoção de familiares e servidores

Com 38 anos, uma filha recém nascida no colo, o novo agente penitenciário Rodrigo Reis comemorou o início também de uma nova vida profissional. “Eu tenho uma filha de 10 anos que já está emocionada e querendo seguir a mesma carreira que o pai. Agora tenho uma outra filha ainda bebê que trouxe um novo momento para a minha vida e da minha esposa e que culminou também nessa grande transformação profissional que tanto esperei. É um momento único e gratificante para mim que sempre quis prestar um serviço público na área da segurança”, comenta o novo empossado.

A demora de 2 anos foi premiada para a servidora Caroline Ferreira. Formada em Direito, ela recebeu o incentivo do esposo para tentar realizar o sonho de trabalhar como uma agente de segurança. “Trabalhei por alguns anos como advogada criminal, mas sempre quis atuar do outro lado, e me esforcei muito para realizar esse sonho. Estudei, recebi o incentivo do meu esposo para tentar o concurso e deu certo. Estou muito feliz e empenhada para ser uma excelente servidora pública”, disse Caroline.

A emoção de ver a realização de um filho é indescritível para Lúcia Araújo. “Faltam palavras nesse momento. É um esforço recompensado. Ele trabalhava para pagar um cursinho e conseguir passar no concurso. É uma alegria vivenciar esse momento”, orgulha-se.