SAP divulga resultado de chamamento público que estabelece mais empresas e empregos aos internos do sistema prisional

10 de junho de 2021 - 10:43

A Secretaria da Administração Penitenciária divulgou o resultado do chamamento público para Cessão de Espaço para empresas com atuação industrial em duas unidades prisionais do Ceará.

A empresa Onvit , indústria de processamento e exportação de castanha de caju, teve seu projeto aprovado e autorizado para começar a instalação, com início das atividades no início de julho. A empresa de confecção Sky Beach Moda Praia já funciona dentro do sistema penitenciário e também foi contemplada para ampliar sua mão de obra e atividades.

Duas unidades foram contempladas com as empresas: Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim (Empresa de confecção: Sky Beach) e CPPL 6 (Onvit – indústria de processamento e exportação de castanha de caju).

O chamamento público ocorreu na secretaria, com a presença do secretário Mauro Albuquerque, secretário executivo da administração penitenciária Rafael Beserra, empresários interessados e membros da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe).

O secretário Mauro Albuquerque comentou sobre a expectativa de mais empresas dentro das unidades prisionais. “A empresa ovnit traz a ampliação do trabalho que o sistema penitenciário vem desenvolvendo em relação a educação e capacitação dos internos. Vai ser um ganho muito grande, pois fortalece nossas metas que é transformar o sistema prisional do Ceará em um sistema prisional industrial. Ou seja, toda unidade prisional tem empresas produzindo e ofertando oportunidades de emprego para aqueles que desejam mudar de vida”, conclui.

A coordenadora da Cispe Cristiane Gadelha, destaca a ampliação de empresas de diversas áreas dentro das unidades. “Atualmente estamos com 8 empresas instaladas em 5 unidades prisionais. O programa de industrialização dos presídios só cresce no Estado, trazendo mais empregos e esperança aos internos, além de satisfação e diminuição de custos das empresas”, enfatiza.

Para o proprietário da Onvit Cleber Vidal, investir em mão de obra dentro das unidades prisionais vai além da diminuição de custos. “O objetivo maior é social. Para a empresa, além da geração de empregos, participar da ressocialização dos internos é algo gratificante”, afirma.

A proprietária da Sky Beach Josefa Gecilma reforça a expectativa com a ampliação. “Estamos atingindo nossos objetivos graças a qualificação e empenho dos internos na confecção. Ampliar a oferta de vagas traz expectativa de melhoria de vida e ressocialização para mais pessoas”, conclui.