3400 internos tomam primeira dose da vacina contra Covid

18 de junho de 2021 - 19:40

A Secretaria da Administração Penitenciária iniciou a vacinação dos internos lotados no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) e Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (CEPIS). No primeiro momento, foram vacinados 3400 internos com o imunizante da Universidade de Oxford/AstraZeneca. A imunização continuará nos próximos dias nas demais unidades.

A população carcerária faz parte do grupo prioritário no Programa Nacional de Imunizações (PNI). A ação é fundamental para evitar a contaminação desse grupo e trás segurança e proteção aos agentes que mantêm contato diário com pessoas e internos na rotina de trabalho. Com a imunização, os serviços das unidades prisionais do Ceará caminham mais um passo para a normalização de suas atividades.

A coordenadora das equipes de enfermagem e médicos da SAP, Purdenciana Ribeiro, comemora o inicio da vacinação para os internos. “Para a Secretaria da Administração Penitenciária a vacinação é um grande avanço para conter a circulação da Covid-19 dentro das unidades. Nós estamos usando todas as nossas forças para que os internos de todas as unidades prisionais sejam vacinados o mais breve possível”, conclui.

O interno Reginaldo Mendes, do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), está feliz com a oportunidade. “Com a vacinação, o retorno das visitas fica cada vez mais próximo de acontecer. Estou muito grato ao Governo do Estado e a equipe de saúde pelo empenho e por nos trazer esperança de dias melhores”, afirma.

Para o diretor Marcus Karbage do Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (CEPIS) a vacinação dentro do sistema prisional é um passo muito importante para coibir a propagação da Covid-19. “Nós começamos a imunização pelos policiais penais e avançamos agora para os internos. Essa ação veio somar com todos os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria da Administração Penitenciária no combate contra o vírus dentro do sistema penitenciário”, ressalta.

O interno Tiago Miranda do Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (CEPIS) também foi imunizado e comemora a conquista. “Graças a atenção e cuidado que a SAP está tendo conosco, finalmente vamos receber o imunizante contra a Covid-19. Não vejo a hora das atividades da unidade voltarem ao normal para eu rever minha família”, enfatiza.