Avaliação oftalmológica culmina com entrega de óculos novos para internos do sistema prisional cearense

30 de setembro de 2021 - 15:12

Na manhã desta quarta-feira (29, a Secretaria da Administração Penitenciária, em parceria com a Comunidade Cristã Videira, entregou óculos novos para 50 internos envolvidos nos projetos de educação do sistema prisional do Ceará. Todos eles passaram por avaliação de médicos com especialização em oftalmologia e optometria para a correta indicação das lentes entregues.

A iniciativa de prevenção à saúde da visão começou com a percepção dos professores dos ensinos básicos e secundários que perceberam a dificuldade de alguns internos no aprendizado devido a dificuldade de acompanhar as aulas. Com isso, a SAP se mobilizou e conseguiu parceria com a CC Videira, que disponibilizou os profissionais da área para atender voluntariamente os internos do sistema penitenciário.

No primeiro momento, os internos receberam atendimento oftalmológico e hoje houve a consolidação do atendimento através do médico optometrista. A avaliação identifica problemas como astigmatismo, miopia e hipermetropia, utilizando-se de métodos não invasivos, como testes de acuidade visual e refração, para que possa prescrever óculos de correção de grau.

O coordenador de educação da SAP, Rodrigo Moraes, conta que a iniciativa oportuniza melhores condições de estudo e trabalho para os internos. “Com essa ação de hoje, encerramos um ciclo aqui no IPPOO2. Identificar a necessidade, garantir a consulta oftalmológica e providenciar os óculos para esse interno. Isso além de beneficiar a saúde, beneficia também o aprendizado. Ações como essas humanizam e dignificam a oferta educacional nas unidades prisionais”, ressalta.

Para o médico e empresário responsável pela doação dos óculos de grau, Marcelo Texeira, é gratificante ajudar e proporcionar qualidade de vida para os internos através da saúde ocular. “Estamos fazendo esse trabalho dentro das unidades prisionais de acordo com a visão do nosso pastor Costa Neto que é ajudar ao próximo e através da palavra do evangelho de Cristo. Nós temos procurado fazer esse trabalho com amor e respeito a todos os envolvidos”, conclui.

O interno, Eduardo Silva, fala que sempre precisou desse tipo de atendimento. “Esse óculos chegou na hora certa, pois estou trabalhando e estudando e sentia dificuldade de enxergar certos momentos. Gostaria de agradecer a oportunidade que a CCVideira e SAP estão nos proporcionando dentro das unidades, pois lá fora não tínhamos essa chance”, afirma.