SAP inicia o II Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário

9 de novembro de 2021 - 16:41

A Secretaria da Administração Penitenciária, através da Escola de Gestão Penitenciária do Estado do Ceará (EGPR), inicia nesta terça-feira (9), o II Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário.

A solenidade de abertura ocorreu na base do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e contou com a presença do secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, o secretário executivo de planejamento e gestão interna e coordenador do curso, Maiquel Mendes, a coordenadora da Escola de Gestão Penitenciária, Tereza de Castro, o coordenador do sistema penal, Alexandre Leite, além dos instrutores e diretores das unidades prisionais.

Antes do início do curso, os inscritos passam por duas etapas. Na primeira etapa, os candidatos participam do Teste de Aptidão Física (TAF), Teste de Aptidão de Tiro (TAT), Teste Operacional de Tonfa (TOT) e Teste de Imobilização Tática (TIT). E na segunda etapa, de testes aquáticos com exercícios de nado submerso, Teste de Apneia Estática, Teste de Apneia Dinâmica, Teste de Flutuação de 15 minutos e salto de plataforma. Ao todo, foram 43 candidatos. Destes, apenas 28 concluíram com êxito até o final.

A capacitação segue uma jornada de 40 dias com carga horária de aproximadamente 500 horas/aulas. A qualificação é voltada para os servidores das forças de segurança pública do Ceará e de outros estados da federação, que tem como objetivo formar multiplicadores de intervenção carcerária e segurança prisional.

O secretário executivo de planejamento e gestão interna da SAP, Maiquel Mendes, agradece a oportunidade de dar início a mais um curso. “Nós somos uma família. Uma família formada por servidores, policiais agregados que se entregam de corpo, alma e coração para fazer o melhor pela instituição, pela sociedade e pelo país. Cada segundo nesse curso vale a pena para adquirir conhecimentos e que sirva de crescimento pessoal e profissional na vida de vocês. Desejo boa sorte a todos, pois todo mundo que está aqui tem capacidade. Se esforcem ao máximo, pois todos aqueles que concluírem com êxito serão pessoas a mais para nos ajudar”, afirma.

O secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, destaca a importância do curso. “Nesse curso vocês irão mudar de patamar. Assumirão a responsabilidade de operadores, instrutores, professores e multiplicadores da doutrina. Sejam todos bem-vindos e lembrem-se: aprendam, não decorem. Fiquem atentos nos detalhes. Se tiver ruim, treine. Ajude seus colegas. Tiver dúvida, perguntem. Façam, se esforcem, treinem mais, repitam até chegar a perfeição. Que Deus nos proteja, para que nós possamos fazer um curso de qualidade aonde vocês aprendam a ensinar. Espero que aqui possam ser além de um equipe, mas uma irmandade”, ressalta.

Para policial penal do Grupo de Operações Regionais do Cariri (GORE), José Pereira, o CAIRRC é o curso mais esperado do universo tático prisional a nível nacional. “Vim buscar conhecimento e se Deus permitir, ser um futuro multiplicador da doutrina dentro do sistema prisional. Quem conclui o curso pode oferecer mais segurança aos reclusos e consequentemente também a população de modo geral. Estou muito animado e me doarei ao máximo para concluir com êxito”, conclui.