II CAIRRC forma 21 novos interventores avançados

17 de dezembro de 2021 - 10:56

A Secretaria da Administração Penitenciária encerrou nesta quinta-feira (16), o II Curso Avançado de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CAIRRC). A capacitação formou 21 novos interventores para o sistema penitenciário cearense. O encerramento das atividades foi na base do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e marcou mais uma qualificação de sucesso na formação de novos instrutores da doutrina de Intervenção Penitenciária e procedimentos de segurança.

O curso teve início em novembro e seguiu uma jornada de 40 dias, com carga horária de aproximadamente 500 horas/aulas. Os 43 inscritos passaram por duas etapas eliminatórias como Teste de Aptidão Física (TAF), Teste de Aptidão de Tiro (TAT), Teste Operacional de Tonfa (TOT) e Teste de Imobilização Tática (TIT) e testes aquáticos. No fim, apenas 28 passaram nos testes e foram classificados para iniciar a capacitação.

O II CAIRRC foi dividido em dois módulos, onde foi dado início também dentro da formação, o Curso de Formação de Instrutor de Armamento e Tiro (CFIAT), que visa treinar na área do uso e manuseio seguro e correto de armas de fogo, bem como a observância das normas e leis em vigor.

Os aprovados concluíram 29 disciplinas teóricas e práticas como Gerenciamento de Crises, Armamento e Tiro (Pistola – Fuzil T4 – Calibre 12), Armas e Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), Técnicas de Mergulho e Salvamento Aquático, Rondas e Operações, Noções sobre Explosivos Segurança de Autoridades, Patrulha Rural, Rotinas e Procedimentos de Visitas, Noções sobre Operações Aéreas, Noções de Sobrevivência, Ética Profissional, Palestra sobre Inteligência Policial, dentre outros.

Para o secretário executivo de planejamento e gestão interna e coordenador do curso, Maiquel Mendes, o momento é de agradecimento. “Só o trabalho em conjunto é capaz de efetuar grandes mudanças. Se hoje o sistema penitenciário mudou para melhor foi devido a todos vocês. Obrigado a todos por acreditarem no curso e na instituição. Nós somos uma família que sempre agrega mais pessoas que tenham o mesmo objetivo de querer ajudar, melhorar e contribuir. Para encerrar, quero agradecer a Deus por ter chegado até aqui, todos com saúde, todos transformados de alguma forma e que esse legado não é meu, não é do secretário Mauro, não é do Justino, ele é nosso!”, celebrou.

O secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, parabenizou todos os policiais que se formaram e concluíram a missão com empenho e determinação. “Cada turma que se forma é uma realização de um sonho e um passo a mais na nossa missão. Uma mudança. E por que não mudar pra melhor? Isso é fundamental, fazer a diferença. Estamos aqui para vencer cada batalha, a cada dia. Nossa missão é garantir a segurança da nossa família, da população, o futuro dos nossos filhos. Parabéns a todos e agora inicia-se mais uma etapa: instruir”, comentou.

O policial penal do Rio Grande do Norte, Romulo Beserra, foi aluno destaque do curso. “Primeiramente gostaria de agradecer a Deus pelo simples fato de todos nós estarmos aqui neste momento, confraternizando e comemorando essa vitória. Vitória essa que não é minha, não é desses que se formaram, mas sim dos nossos familiares e amigos que nos apoiaram e nos deram força. Uma vez escutei uma frase que dizia o seguinte “Há pessoas que plantam árvores sobre as quais outras pessoas se sentarão”. Nós plantamos nossas árvores. Que geram frutos de conhecimento, humildade, da instrução, da crença. Árvore essa sob as quais, os 21 alunos que estão aqui, podemos nos sentar, podemos fazer uso da sombra, podemos nos apoiar”, afirma.

O policial militar do estado do Ceará, Marzio Vasconcelos, comemora a experiência durante o curso. “O CAIRRC foi uma oportunidade única para aprender sobre os aspectos policiais, intervenção prisional que irão servir para o meu cotidiano. Agradeço a escola, ao secretário Mauro Albuquerque por oportunizar para cada um de nós esse aprendizado. Mas o ponto principal é a nossa transformação profissional e humana. É certo que estamos saindo profissionais cada vez melhores, com uma grande responsabilidade. Pois estamos aqui para servir a sociedade com bastante firmeza e com sacrifício da nossa própria vida”, conclui.

O policial penal, Fernando Dias, comenta que participar do curso foi uma realização pessoal. “Concluir o CAIRRC foi uma superação. Ter me formado aqui é de grande satisfação. O curso ultrapassou minhas expectativas, no quesito de qualidade da estrutura, competência dos instrutores e a abordagem dos conteúdos. Isso tudo trouxe para mim um conhecimento muito grande e uma responsabilidade ainda maior que é multiplicar tudo que aprendi e transmitir para todos os meus companheiros e das forças coirmãs”, comemorou.