SAP capacita egressos do sistema prisional no curso de Instalações Hidráulicas Prediais

4 de fevereiro de 2022 - 09:35

A busca pela oportunidade de reinserção de pessoas egressas no mercado de trabalho é uma das ações da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso da Secretaria da Administração Penitenciária. Em parceria com o Grupo Mãos de Luz, a SAP, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e a Construtop, promovem através da empresa Amanco Wavin, o curso prático de “Instalações Hidráulicas Prediais com soluções Amanco Wavin” destinado aos egressos.

O projeto denominado “Ensinando a Pescar” possui carga horária de 15 horas/aula e beneficia 20 egressos. O curso abrange conteúdos como conceitos de instalações hidrossanitárias, patologias nas instalações de água fria e esgoto e instalações dos sistemas de Água Fria na linha Soldável, Água Quente na linha Super CPVC e Esgoto série Normal. Além disso, os temas teóricos são aplicados em aulas práticas no laboratório do Senai Jacarecanga.

O engenheiro civil da Amanco Wavine e professor do curso, Gabriel Carleto, se sente grato em participar do projeto e poder contribuir com a mudança de vida dos egressos. “São pessoas, que na maioria das vezes, não tiveramoportunidades. E hoje estão podendo aprender uma profissão e colocar em prática lá fora. Esse é o conceito que trazemos aqui, é dar atenção, é ensinar e com isso ela se sente mais valiosa e valorizada como ser humano.

O Egresso, João Antonio, se sente feliz em estar aprendendo uma nova profissão. “Tenho certeza que depois que concluir este curso vou conseguir me recolocar no mercado de trabalho novamente. Me sinto pronto para iniciar uma nova fase na minha vida”, conclui.

A responsável pela Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe) da SAP, Cristiane Gadelha, agradece a parceria e importância dessas empresas darem oportunidade para uma nova realidade aos egressos. “As parcerias são fundamentais para preparar essas pessoas para o mercado de trabalho. Elas só estão a procura de uma nova chance. Essa é a nossa missão. O ponto mais positivo desse trabalho desenvolvido é a redução do índice de reincidência, o que demonstra que estamos no caminho certo”, disse.