SAP promove blitz educativa sobre a prevenção ao câncer de mama para policiais penais do presídio feminino cearense

10 de outubro de 2022 - 15:23

A Secretaria da Administração Penitenciária, através do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (NUSEP), realizou na manhã desta segunda-feira (10), uma blitz educativa sobre o autocuidado e saúde da mulher na Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF).

O intuito da ação, que faz parte da programação do “Outubro Rosa”, foi para alertar as policiais penais sobre a importância do autoexame e da prevenção ao câncer de mama.

Na ocasião, as servidores receberam orientações sobre a doença, o diagnóstico e o tratamento precoce. Também houve a distribuição de mimos e laços cor de rosa em alusão a campanha e sensibilização sobre o tema.

A diretora da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), Sandra Pontes, salienta a importância da campanha. “É evidente que ações sobre a prevenção do câncer e do autocuidado pode aumentar chances de cura e redução da mortalidade. O diagnóstico precoce é eficaz e pode salvar vidas”, afirma.

A coordenadora do Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (NUSEP), Cristiane Lima, fala sobre a campanha. “Com a abordagem do assunto, detectamos várias servidores que não estavam com os exames em dia e salientamos a importância do autoexame e do cuidado à saúde. É fundamental destacar que a doença tem tratamento e cura se for diagnosticado precocemente. Se cuidem, se previnam, se toquem! A prevenção está em nossas mãos”, disse.