Comitê Internacional da Cruz Vermelha certifica policiais penais do Ceará em curso sobre regras humanitárias de “Mandela”

9 de janeiro de 2023 - 12:59

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Fortaleza acaba de certificar a primeira turma de policiais penais do Ceará no curso de “Aplicação Prática das Regras de Mandela”. São 50 agentes qualificados no treinamento que possui carga horária total de 8 horas. O objetivo da capacitação é aprofundar o conhecimento destes policiais em matérias como a construção da execução penal com base na dignidade da pessoa humana, a compreensão sobre a vulnerabilidade provocada pelo encarceramento, o entendimento de medidas da Corte Interamericana de Direitos Humanos e o papel do policial penal na perspectiva de uma segurança prisional dinâmica.

O chefe do Escritório do Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Fortaleza, Mario Guttilla, comenta sobre a inclusão dos policiais penais na parceria entre as instituições. “Dentre as inúmeras parcerias que temos com a SAP nos últimos anos, consideramos importante incluir o próprio policial penal com nossos recursos e esforços. O Curso sobre as Regras de Mandela é uma dessas ações. Entendemos que essa capacitação pode proporcionar ideias e ações práticas de dignidade e humanidade na convivência entre policiais e pessoas privadas de liberdade. Tudo dentro dos parâmetros observados em regras e tratados reconhecidos no mundo. Estamos satisfeitos com o resultado e esperamos criar novas turmas com os trabalhadores que atuam e sustentam o cotidiano do trabalho prisional” atenta.

O secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, ressalta o trabalho desenvolvido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha e o investimento na capacitação dos policiais penais do Ceará. “A SAP realizou a entrega de quase 10 mil certificações para servidores e colaboradores nos últimos 4 anos. O CICV sempre esteve presente e atuante para contribuir na referência que o sistema prisional do Ceará se transformou. Essa última cerificação trouxe qualificação e mostra o comprometimento dos policiais penais cearenses em exercerem a Lei de Execução Penal com excelência e respeito aos tratados internacionais de abordagem e convivência com as pessoas privadas de liberdade”, atesta.