Secretaria da Administração Penitenciária participa da abertura da Feira Agroecológica – edição 2023

17 de janeiro de 2023 - 18:13

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, representou a Secretaria da Administração Penitenciária no Evento Festivo de Abertura da Edição 2023, da Feira Agroecológica. O ato ocorreu no Parque Adahil Barreto, localizado no Parque Estadual do Cocó. 

Na ocasião, também participaram a secretária do Meio Ambiente do Ceará, Vilma Freire, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Brás, o presidente da Fundação Cepema, Adalberto Alencar e a diretora da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, Ilana Ferro.

O evento contou com o grupo Acordes para Recordar,  formado por cantores e músicos internos do sistema prisional do Ceará, que fez uma apresentação musical. 

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, comemora a participação do sistema prisional na edição 2023. “É muito gratificante ver que colhemos grandes resultados na edição anterior e que iremos dar continuidade a esse trabalho. A expectativa é ampliar ainda mais a produção e mostrar para a sociedade que o Ceará está no caminho certo. Nossa meta é viabilizar cada vez mais oportunidades aos internos para construírem uma nova história. A execução penal funciona para colocar pessoas de volta ao convívio de todos”, afirma. 

A secretária do Meio Ambiente, Vilma Freire, parabeniza o trabalho desenvolvido pela SAP. “O secretário Mauro tem feito um trabalho grandioso no sistema penitenciário. É muito gratificante saber que a maior produção vem dos internos e que tudo vem sendo comercializado na Feira Agroecológica no Parque. Nossa missão agora é levar essa experiência para o interior do Estado, ampliando essa oportunidade para aqueles que não podem vir participar dessas edições. Iremos pensar em um novo projeto de ampliação sem perder a essência que é da valorização da vida e com a intenção de levar para a mesa de todo o povo cearense uma alimentação mais saudável”, afirma. 

O interno do grupo Acordes para Recordar da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, Francisco Gomes, fala sobre sua experiência no evento. “Somos um grupo recém formado, mas com um grande futuro pela frente. Foi uma vivência incrível participar deste evento, pois conseguimos levar um pouco de alegria através da música. Todos nos receberam com muito carinho. Fiquei feliz em transmitir coisas boas para todos os participantes”, disse. 

O interno da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), José do Socorro, garante que os produtos são de qualidade. “Há muitos anos atrás, foi através da horta que tirei o sustento da minha família. Com o conhecimento que já tinha, estou me aperfeiçoando e ajudando outros colegas aqui no sistema. Sou muito grato pela oportunidade de dar continuidade a esse trabalho e principalmente de ver nossa produção sendo vendida em uma feira grandiosa como a do Parque Estadual do Cocó”, disse.

Feira Agroecológica no Parque

A Feira Agroecológica no Parque acontece aos sábados, no horário de 7h às 11h, na Área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó. É uma realização da Fundação Cepema e da Rede Eco Ceará, com o apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema); da Administração Prisional (SAP) e a do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Todos os produtos orgânicos são certificados pela Rede EcoCeará, com produção proveniente da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, em Aquiraz.