Representante da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização é empossada no Conselho Penitenciário do Estado do Ceará

6 de março de 2023 - 09:07

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (3), a posse da nova integrante do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen). A policial penal Maria do Socorro Oliveira Matias ocupará o cargo como representante da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização. Socorro é a primeira policial penal mulher a fazer parte da composição do Copen. 

O ato de nomeação ao cargo foi assinado pela Presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará, Ruth Leite, e contou com a presença do conselheiro da pastoral carcerária, Padre Marco Passerini, da conselheira da área de Direito Penal, Dra Isabela Mustafa, do secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, do secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, e da coordenadora especial adjunto do sistema penitenciário, Geovana Souza.

O Conselho Penitenciário do Estado do Ceará é um órgão  vinculado à Secretaria da Administração Penitenciária, sendo fiscalizador na execução da pena, tendo a incumbência de colaborar na elaboração política penitenciária. É formado pela sociedade civil e órgãos governamentais.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, destaca a importância que cada um tem dentro do conselho. “Gostaria de parabenizar a Socorro pela tarefa importante que irá desempenhar no conselho. Além disso, nossa orientação é sempre trabalhar com total transparência. Gostaria de agradecer a todos os policiais penais que fazem a diferença dentro do sistema prisional. Iremos avançar cada vez mais”, disse.

A Presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará, Ruth Leite, desejou boas vindas à nova integrante. “Essa solenidade é para formalizar a nova integrante da SAP no Conselho Penitenciário. A entrada da policial Socorro Matias ajuda a fortalecer essa entidade que tem dois princípios fundamentais. O princípio consultivo, como também fiscalizador. Então é o braço da administração penitenciária integrada junto às outras entidades e pessoas que estão neste conselho para fazer um colegiado mais forte, mais competente e mais elucidativo no que ele representa nas letras da Lei”, atenta. 

A nova integrante do Copen, Socorro Matias, agradece a oportunidade. “O sistema penitenciário cearense é reconhecido pelo avanço e compromisso da gestão da SAP e de todos aqueles que fazem parte da composição, além da realização efetiva das leis de execução penal. O conselho penitenciário é um órgão fiscalizador e firmo o meu compromisso de trabalho em prol do sistema de  execução penal, contribuindo enquanto representante da SAP com ações transparentes através da minha longa jornada de trabalho de 28 anos como servidora pública, agente penitenciária e agora como policial penal”, afirma.