SAP capacita policiais penais em Curso de Capacitação em Noções de Conduta de Cães em Ambiente Prisional

7 de março de 2023 - 11:16

No ritmo permanente de capacitar e qualificar os seus servidores, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), promove o Curso de Capacitação em Noções de Conduta de Cães em Ambiente Prisional. 

A capacitação tem como objetivo qualificar e padronizar os policiais para realizarem procedimentos operacionais com o auxílio de cães, bem como na  iniciação da técnica Cinotecnia. A Cinotecnia propõe técnicas de manejo, condução e adestramento de cães de trabalho empenhados na atividade policial.

O cão de serviço policial é considerado uma importante e fundamental ferramenta de trabalho no desempenho de atividades específicas da segurança pública. Atualmente a policial penal utiliza rotineiramente essa ferramenta em ações relacionadas ao sistema penitenciário como faro para detecção de entorpecentes, busca e captura de fugitivos, guarda, proteção, dentre outros.

Ministrado por instrutor do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), os alunos passaram por conhecimentos teóricos e práticos como historicidade, adestramento básico, manejo de cães e manutenção do canil, noções de faro detecção de entorpecentes e noções de guarda e proteção. O curso contou com a participação de 18 policiais e teve carga horária 46h/a.

O policial penal e instrutor do Grupo de Ações Penitenciárias, Cruz, comenta sobre o curso. “A Cinotecnia é fundamental para a segurança penitenciária, pois proporciona um ambiente mais seguro para os servidores, internos, e familiares. Além disso, os policiais penais que exercerem essa atividade poderão agir em diversas ações específicas nas unidades prisionais como proteção, patrulhamento, controle de distúrbios, detecção e busca de pessoas”,afirma. 

O policial penal do Grupo de Inspeção e Vigilância, João Martins, agradece a oportunidade. “O curso foi excelente! A equipe de instrutores altamente capacitada, além de ter sido um curso diferente de todos que a escola já disponibilizou. Sempre tivemos cursos de intervenção, algemação, escolta, mas com cães foi a primeira vez. Não podia perder a oportunidade, pois gosto muito de cães e pretendo trabalhar nessa área. A experiência foi incrível”, afirma.

A policial penal da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), Roberta Alcântara, comenta sobre a experiência. “Em poucos dias de curso pude perceber várias particularidades importantes no adestramento de cães e do quanto é crucial o trabalho desses animais nas operações policiais nos presídios. Entender o comportamento do cão em diferentes situações é fundamental na relação cão e homem para criar um parceiro preparado para entrar em ação.

Núcleo de Operações com Cães

O Núcleo de Operações com Cães é uma unidade integrante do Grupo de Ações Penitenciárias e possui como missões, a realização de operações cinotécnicas nas mais diversas missões,  preventivas e de contenção  nas atividades prisionais, operações de detecção de drogas, armas de fogo, além de policiamento ostensivo. 

Atualmente o grupamento tem em seu efetivo nove cães policiais, sendo quatro cães com a especialidade de faro (drogas e armas de fogo), e cinco cães na especialidade de guarda e proteção (intervenção, busca e captura de presos foragidos, rondas nas unidades prisionais e patrulhamento preventivo).