SAP capacita policiais penais em curso de procedimentos de visitas em ambiente prisional e técnicas de scanner corporal

23 de maio de 2023 - 08:35

No ritmo permanente em contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades dos policiais penais, a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, através da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), promoveu o primeiro curso de procedimentos de visitas em ambiente  prisional e técnicas de scanner corporal. Outras turmas serão formadas de modo contínuo. 

A qualificação tem como objetivo fortalecer a prática de análise de imagem no momento de inspeção realizada através de Body Scanner e Raio X em caso de comprovado ilícito ou suspeita, durante o ingresso às unidades prisionais do Estado, além de aprimorar a atuação do Policial Penal segundo os procedimentos da Portaria Nº900/2022, além de inibir a entrada de ilícitos e combate ao tráfico de drogas dentro do sistema prisional. 

O curso conta com a participação dos policiais penais e gestores das unidades prisionais e possui carga horária de 8 horas/aulas. A formação conta com aulas teóricas e foram abordados conhecimentos como regulamento dos procedimentos de visitas às pessoas privadas de liberdade nas unidades prisionais do Ceará (Portaria Nº 900/2022), postura corporal correta no body scanner, análise de imagens capturadas pelo body scanner, operação da máquina de Raio X, interpretação de imagens e procedimentos de condução da visita em caso de comprovado ilícito ou suspeita. 

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, ressalta a importância de manter os servidores capacitados. “O melhor investimento sempre será o conhecimento. Além disso, o curso vai ajudar a aprimorar novas habilidades e atualizar as melhores práticas e tecnologias para o melhor desempenho de suas funções. A polícia penal merece tornar seus profissionais cada vez mais preparados e competentes para combater o crime dentro e fora do sistema prisional”, atenta. 

A coordenadora da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização (EGPR), Tereza Castro, fala sobre a capacitação. “Essa demanda existe e tem o intuito de padronizar todo o procedimento de entrada de visitas nas unidades prisionais. Para complementar o curso também fizemos uma disciplina de análise de body scanner e operação do raio X. Muitos policiais penais até conseguem operar e manusear as máquinas, mas desconhecem as imagens. Nessa disciplina esclarece o que faz parte do corpo, o que pode ser droga ou objeto, aprimorando suas percepções e aumentando ainda mais a eficácia no trabalho”, conclui. 

A policial penal da Unidade Prisional Feminina de Sobral (UPFSobral), Antonia Darlene Brandão, agradece a oportunidade. “Nunca tinha tido experiência com body scanner e raio X. Com esse curso consegui identificar que são técnicas eficazes e que através delas que iremos garantir ainda mais a segurança dos policiais penais, como também dos próprios internos e de seus familiares. Mesmo que nunca tenha tido vivência nessa área, futuramente posso precisar e já saberei como proceder”, afirma.  

O policial penal da Unidade Prisional de Triagem e Observação Criminológica (UP-TOC), Gustavo Freire, parabeniza o curso. “O curso foi muito enriquecedor e esclarecedor, onde capacita o servidor a agir de maneira eficaz e sensata diante das mais variadas situações adversas”, disse.