Unidade prisional inaugura 4 novas salas de aula construídas por internos capacitados pelo Senai

26 de maio de 2023 - 10:28

A Secretaria da Administração Penitenciária, através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE), acaba de inaugura quatro salas de aula na Unidade Prisional Professor José Jucá Neto (UP-Itaitinga3).

A construção das salas de aula foi realizada por 400 internos de cursos ligados à construção civil, através do projeto Sou Capaz. O projeto é financiado com recursos do Fundo de Combate à Pobreza – FECOP. A obra contou com a participação de internos profissionais das áreas de pedreiro de alvenaria, eletricista, gesseiro, pintor, bombeiro hidráulico e serralheiro. Cada sala de aula recebeu o serviço de 160 internos por turno, sendo 480 pessoas privadas de liberdade beneficiadas com acesso a aulas regulares nos ensinos de alfabetização, ensino fundamental e médio na unidade prisional.

De 2019 a 2022, a SAP capacitou 1.211 internos somente nesta unidade. Ao todo, foram capacitados mais de 22 mil pessoas privadas de liberdade. O Sou Capaz continua em execução para a conclusão da construção de mais 8 salas de aula divididas na Unidade Prisional Professor Clodoaldo Pinto (UP-Itaitinga2) e Unidade Prisional Elias Alves da Silva (UP-Itaitinga4).

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, fala sobre a expectativa do início das aulas nas novas salas. “Hoje é um dia memorável, pois é fruto do trabalho da capacitação proporcionada pelo Senai através da própria mão de obra dos internos da unidade. Com esse novo espaço, vamos poder ampliar e dar oportunidade de educar mais internos pela parceria SAP e Seduc, que vai desde a alfabetização até o ensino médio. Acredito no poder transformador que podemos fazer na vida dessas pessoas através do tripé que o sistema trabalha: educação, capacitação e trabalho. A SAP já está solicitando um novo quadro de professores e estrutura mobiliária, ou seja, todo o equipamento necessário para montar as salas e entregar o espaço estruturado para receber os internos e transformá-los em novas pessoas para a sociedade”, disse.

A Gerente de educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Sonia Parente, fala sobre a parceria. “Estamos em mais uma obra concluída com sucesso entre a parceria Senai e SAP através do projeto Sou Capaz. É de grande satisfação para nós essa entrega, pois Fortaleza está investindo cada vez mais em projetos de ressocialização e nos reforça a razão de existir do Senai que é a aprendizagem e a capacitação. Em nome do nosso presidente, Ricardo Cavalcante e do nosso diretor regional, Paulo André, nós agradecemos ao secretário Mauro, a Cristiane Gadelha e ao governador Elmano de Freitas pelo esforço. Que Deus abençoe cada um de vocês que fazem esse trabalho de resgatar vidas através da educação. É muito gratificante, como educadora, participar de eventos assim”, afirma.

Projeto Sou Capaz

O Projeto Sou Capaz vem sendo desenvolvido desde 2019 e tem como objetivo construir ambientes educacionais e galpões de atividades laborais dentro das unidades prisionais. Além disso, o projeto visa fomentar a ressocialização e a preparação dos alunos para o mercado de trabalho, possibilitar a remição da pena  e proporcionar uma mão de obra qualificada para realizar manutenções nos estabelecimentos penitenciários.

Todos os cursos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE) são de qualificação profissional e possuem carga horária entre 160 e 180 horas/aulas, de segunda a sexta-feira, turno manhã e tarde.

Na Construção Civil, os cursos ofertados são de Eletricista Predial, Pedreiro, Instalador Hidráulico, Pintor e Gesseiro. Os internos também estão sendo qualificados em cursos dos segmentos metal mecânico, refrigeração, madeira e mobiliário, automotivo, alimentos e vestuário.