SAP bate mais um recorde e se torna o sistema prisional do Brasil com maior número proporcional de internos inscritos no ENCCEJA

11 de agosto de 2023 - 16:39

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização conquista mais uma expressiva marca histórica da educação no sistema carcerário do Ceará. O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja PPL 2023) contará com a participação de 13 mil internos, que terão a chance de concluir os estudos nos ensinos fundamental e médio através do exame.  

Um número recorde que demonstra a garantia do acesso no Encceja PPL representando 61,47% da população carcerária do sistema prisional cearense. Vale ressaltar que a participação no Encceja PPL 2023 é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo 15 (quinze) anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 (dezoito) anos completos para o ensino médio na data de realização do Exame, conforme estabelecem os §§ 1o e 2o do art. 38 da Lei n.o 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Realizado pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Encceja PPL serve para avaliar as habilidades e competências básicas, de uma forma mais rápida, de jovens e adultos que não puderam ou tiveram dificuldades em finalizar o ensino regular na idade apropriada para cada nível.

Com a finalização desta etapa escolar, os internos podem conquistar a chance de ingressar no ensino superior, em cursos de capacitação profissional e até oportunidades de emprego dentro do sistema prisional, mas, também quando obtêm a liberdade.

As provas ocorreram nos dias 17 e 18 de outubro e foram aplicadas em 29 unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza e interior do estado. Ao todo, foram 9.214 inscritos para realizar a prova de Ensino Fundamental e 3.786 se inscreveram para o Ensino Médio.

O exame acontece nos turnos manhã e tarde, contendo 120 questões no total divididos em quatro provas. Para obter o certificado, o interno deve atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de cinco pontos na prova de redação, adicionalmente à nota mínima das matérias de cada módulo.

Se aprovado, o detento ganha a certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio e terá direito a remição de pena. A remição varia de acordo com o nível de aprovação alcançado. No Ensino Fundamental são 177 dias a menos de pena. Já no Ensino Médio são 133 dias a menos. Conforme Resolução 391/2022 do Conselho Nacional de Justiça.

O secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque, destaca o novo recorde como forma de gratidão aos policiais penais e os servidores da educação. “A ressocialização em larga escala do sistema penitenciário do Ceará bate sucessivos recordes nacionais e coloca o Estado como forte referência de gestão prisional do Brasil. O que mais podemos fazer agora é agradecer o forte empenho dos policiais penais e dos profissionais da educação que fazem do seu cotidiano um ato de serventia ao próximo, pois educar é transformar”, celebra. 

Encceja PPL 2022

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização, promoveu mais um recorde por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Nesta edição, 11.449 internos fizeram a prova. Um número recorde, com crescimento de 85,38% em relação ao ano de 2021, que teve participação de 6.176 internos. Foram 735 aprovados no Ensino Fundamental e 432 no Ensino Médio. No total, 5.695 internos foram beneficiados no Encceja PPL 2022, sendo 1.167 certificados de conclusão e 4.528 atestados por proficiência em pelo menos uma área de conhecimento.

Na edição de 2020, foram aprovados 1.253 internos e 2.488 atestados por proficiência. O resultado demonstra crescimento de 52,23% de eficiência da escolarização ofertada dentro do sistema prisional do Ceará.

O interno pode conseguir dois documentos por meio do exame: os Certificados de Conclusão (para quem conseguir a nota mínima nas quatro provas objetivas e na redação) ou a Declaração Parcial de Proficiência (certificação parcial que comprova pontuação mínima em uma ou mais áreas avaliadas, mas não em todas).