Egressos do sistema prisional cearense revitalizam a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Raul Tavares Cavalcante na cidade de Itaitinga

13 de março de 2024 - 15:21

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização promove mutirão de limpeza e revitalização na sede da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da cidade de Itaitinga, Raul Tavares Cavalcante, com serviços na área de construção civil, como pedreiro e pintor, além de capinagem e roçagem.Mais do que limpeza e revitalização em espaços públicos e instituições, o trabalho significa recomeço. São 25 egressos do regime aberto e semiaberto participantes da iniciativa com a prática concreta da reintegração social por meio do trabalho.

O policial penal e responsável pela ação, Miranda, comenta sobre a importância do trabalho desenvolvido pela SAP. “Essa ação trabalha de forma prática a ressocialização. O interno sai do sistema e vem trabalhar com a gente, voltando a ser inserido na sociedade através do mercado de trabalho. São várias oportunidades, sendo oferecidos cursos, vagas de emprego, além do encaminhamento para a Lei das Vagas que garante todos os direitos trabalhistas”, conclui.

O coordenador da EEMTI Raul Tavares Cavalcante, Rondinelli Monteiro, parabeniza o trabalho desenvolvido pelos egressos. “Essa iniciativa dá oportunidade de reconstruírem suas vidas, independente das atitudes que eles tiveram no passado, pois hoje estão buscando trilhar novos caminhos. O trabalho deles está ajudando muito a escola, trazendo mais segurança para os nossos alunos, além de manter a limpeza da parte externa e interna, deixando a escola mais agradável e bonita. Tenho só que agradecer pela atitude e disponibilidade deles. São trabalhadores bastante comprometidos, além de ágeis. Estão todos de parabéns!”, disse.

O egresso, Francisco Ventura, agradece a oportunidade de trabalho. “Estou feliz em retornar ao convívio da sociedade através do mercado de trabalho. É gratificante poder voltar a ativa. Quero poder reconstruir minha vida de forma digna e em paz”, disse.

EEMTI Raul Tavares Cavalcante

A EEMTI Raul Tavares Cavalcante está localizada no município de Itaitinga, sendo designada para atender, exclusivamente, à demanda de ensino médio em tempo integral.

O estabelecimento de ensino faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

A oferta educacional possui corpo docente formado por 24 professores, um diretor, dois coordenadores, um assessor financeiro e oito funcionários, contando com o quantitativo de 450 alunos, distribuídos em 10 turmas.