Secretaria Nacional de Políticas Penais entrega 45 televisores para programas de educação dentro das unidades prisionais do Ceará

15 de março de 2024 - 19:32

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização acaba de receber 45 novos televisores da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN). Os equipamentos serão distribuídos para as unidades prisionais do Ceará, por meio da Coordenadoria de Educação da SAP, para incentivar ações educacionais e culturais no sistema penitenciário. As TVs irão possibilitar o acesso das pessoas privadas de liberdade a conteúdos de estudo, expandindo ainda mais as oportunidades de conhecimento e qualificação profissional.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, ressalta que a entrega dos televisores potencializa as ações educativas. “Com esses equipamentos poderemos desempenhar melhor e com excelência nossas atividades. Nossa meta é modernizar o sistema prisional e dar melhores condições para efetuar nosso trabalho. Essa doação representa um reconhecimento  nacional do SENAPPEN pelo trabalho que o sistema prisional do Ceará vem desenvolvendo com as pessoas privadas de liberdades com segurança, educação, capacitação e trabalho. É a ressocialização acontecendo em larga escala”, disse.

O Secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, reforça o compromisso da SENAPPEN em fomentar as políticas públicas para os estados. “A realização dessas entregas vai impactar diretamente na oferta e aumento das atividades educacionais para privados de liberdade contribuindo com a ressocialização e oportunizando um futuro melhor”, afirma. 

A Diretora de Políticas Penitenciárias, Cintia Assumpção, destaca a doação de equipamentos para as secretarias de Administração Penitenciária. “É uma estratégia adotada pela Diretoria de Políticas Penitenciárias da SENAPPEN para a indução de políticas públicas e aprimoramento dos serviços penais nos estabelecimentos de privação de liberdade. A entrega de equipamentos de TV busca fomentar a oferta de atividades de educação, em sintonia com os propósitos de ampliar o número de pessoas presas com acesso ao ensino, neste caso na modalidade de ensino à distância (EaD) em um ambiente controlado e igualmente comprometido com educação como um dos principais processos capazes de ressignificar vidas, despertando novas capacidades e habilidades. Todos os Estados da Federação serão contemplados com doações dessa natureza”, afirmou.

A policial penal e diretora da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), Socorro Matias, agradece a aquisição. “O presídio feminino comemora a entrega desses novos equipamentos, pois é uma forma de reconhecimento do trabalho que é feito nas unidades. Esses televisores vão incentivar e melhorar a participação da população carcerária em todas as atividades de educação e capacitação. É esse tipo de ação que nos fortalece e nos dá mais vontade, ânimo e alegria de continuar com a nossa missão”, afirma.