SAP realiza palestra de conscientização sobre Câncer de Próstata em alusão ao novembro Azul para servidores e colaboradores do sistema prisional

29 de novembro de 2024 - 11:26

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização promoveu uma palestra de conscientização sobre o câncer de próstata voltada aos servidores e colaboradores do sistema prisional. O evento foi realizado em comemoração ao “Novembro Azul”, mês dedicado à prevenção e ao combate à doença, e teve como objetivo informar e sensibilizar sobre a importância do diagnóstico precoce.

A ação foi coordenada pelo Núcleo de Assistência ao Servidor Penitenciário (NUSEP) e contou com a participação do médico urologista Dr. Diego Peixoto, que abordou temas relacionados à saúde masculina e às estratégias de prevenção do câncer de próstata. Durante a palestra, o especialista enfatizou a importância dos exames regulares e da conscientização sobre os fatores de risco para a doença.

O médico urologista Dr. Diego Peixoto falou sobre a importância da palestra e a conscientização durante o Novembro Azul. “Infelizmente, muitos homens não costumam se cuidar como deveriam, e isso é um reflexo cultural. O Novembro Azul tem como objetivo chamar a atenção para esse tema e frisar a importância dos exames preventivos. Nós, médicos urologistas, vemos muitos exemplos no SUS e nas clínicas, casos de homens que, por medo, vergonha ou falta de conhecimento, evitam procurar ajuda médica. A doença só pode ser tratada com sucesso quando diagnosticada a tempo, por isso, não podemos deixar de enfatizar a importância do homem se cuidar de modo geral”, afirmou.

A assistente social do NUSEP, Luciana Dutra, destacou a importância do apoio contínuo em campanhas de conscientização. “A SAP, juntamente com o NUSEP, abraça as causas sociais e de saúde. Este mês, em especial, estamos reforçando o convite para a reflexão sobre o combate ao preconceito e à desinformação relacionados ao câncer de próstata. No Nordeste, o índice de mortalidade pela doença é significativamente mais alto do que a média nacional, o que torna ainda mais urgente a conscientização e a busca por prevenção”, afirmou Luciana. 

O policial penal, Kayrol Garcez, comenta sobre a palestra. “Acredito que ações de conscientização e educação são fundamentais para a prevenção do câncer de próstata. Quando são realizadas ações que promovem a informação e desmistificam o assunto, estamos abrindo portas para que mais homens busquem o diagnóstico precoce e adotem cuidados preventivos. A prevenção realmente salva vidas, e a SAP desempenha um papel crucial, não apenas na promoção dessa conscientização, mas também em quebrar tabus e incentivar os homens a assumirem o controle de sua saúde”, comenta.