SAP e Secretaria da Diversidade promovem roda de conversa em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ na Unidade Prisional Irmã Imelda
30 de junho de 2025 - 14:39
A Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda) realizou uma semana de atividades especiais em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado em 28 de junho. Durante a programação, internos e internas da unidade participaram de diversas ações voltadas para a conscientização e valorização da diversidade. Um dos destaques foi a roda de conversa promovida em parceria com a Secretaria da Diversidade, conduzida pela secretária Mitchelle Meira.
Na ocasião, foram apresentadas as políticas públicas em desenvolvimento no Ceará voltadas para o público LGBTQIAPN+, com foco na promoção da visibilidade, respeito e garantia de direitos dessa população, especialmente em contextos vulneráveis como o sistema prisional. Para marcar o encerramento das atividades, o grupo de teatro “Portugays” apresentou a peça “Ceará da Diversidade: o Mundo Encantado de Janaína Dutra”, que combinou teatro e dança para celebrar a pluralidade cultural.
Durante o evento, a escritora e assistente social Laricia Keury entregou exemplares do seu livro “Travestis no Cárcere: As relações de poder vivenciadas pelas travestis no sistema prisional”. A obra aborda as dinâmicas de poder e as violações de direitos humanos enfrentadas pelas travestis na ala “E” da Casa de Privação Provisória de Liberdade José Jucá Neto (CPPL III). O trabalho evidencia as dificuldades cotidianas e as lutas por dignidade dentro do sistema prisional, contribuindo para o debate sobre inclusão e respeito.
A secretária da Diversidade, Mitchelle Meira, fala da importância de promover ações em prol desse dia. “Não esquecemos ninguém, nem aqueles que estão privados de liberdade. Nesta semana dedicada ao orgulho LGBTQIAPN+, reforçamos nosso compromisso com a visibilidade, os direitos e a inclusão dessa população, especialmente no sistema prisional. Estamos desenvolvendo vários projetos, como o ‘Transforma LGBTQIAPN+’, que atua em unidades prisionais com capacitação profissional para promover a ressocialização e preparar essas pessoas para uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Nosso objetivo é construir esperança, criar oportunidades e mostrar que acreditamos na transformação e no potencial de cada pessoa, independentemente do passado”, afirma.
O diretor da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), Paulo César, reforça o compromisso da gestão em promover a inclusão e direitos dessa população. “Essa semana foi um momento muito especial para todos nós na unidade. Receber a Secretária da Diversidade aqui reafirma nosso compromisso com a inclusão, a escuta e a valorização das pessoas privadas de liberdade — especialmente aquelas que historicamente enfrentam mais invisibilidade. É motivo de orgulho ver esse tipo de ação acontecendo dentro do sistema prisional. Foi um verdadeiro show de cidadania, respeito e dignidade. Só temos a agradecer a todos os envolvidos por proporcionarem esse momento tão significativo para nossos internos e internas”, concluiu.
A interna da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda) e responsável pelo teatro “Portugays”, Gil, agradece a oportunidade. “Esta é minha primeira peça autoral, criada com muito carinho e inspirada na minha trajetória de vida e no processo de resgate que vivi aqui na Unidade Prisional Irmã Imelda, especialmente graças ao apoio da Barbie. Essa peça representa para mim a superação diária, a luta constante para transformar minha história. Apresentá-la no Dia do Orgulho LGBTQIAPN+ é ainda mais significativo, pois celebra a identidade, a coragem e a esperança de todos nós que enfrentamos desafios e buscamos nossa reintegração na sociedade”, disse.