Secretário Mauro Albuquerque participa da I Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança 2025

4 de julho de 2025 - 11:54

O secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará, Mauro Albuquerque, participa da I Conferência de Segurança Pública iLab-Segurança 2025, em Brasília. O evento, que reúne representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, foi concebido como uma iniciativa estratégica para fortalecer, integrar e modernizar as instituições de segurança pública em todo o país.

Além do titular da Pasta, o Ceará também foi representado pelo secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SAP, Álvaro Maciel, que contribui na construção de soluções nacionais voltadas à eficiência do sistema prisional e à segurança da população.

Com uma abordagem colaborativa e orientada por resultados, a iLab-Segurança propõe um ambiente de intercâmbio entre gestores públicos, especialistas, empresas e forças de segurança, com o objetivo de valorizar as diferentes realidades regionais e fomentar práticas inovadoras que respondam às demandas concretas da sociedade brasileira. Além dos painéis e debates técnicos, um dos grandes diferenciais do evento foi a exposição de tecnologias aplicadas, inteligência integrada e equipamentos operacionais, conectando conhecimento, gestão e inovação na segurança pública.

Durante a programação, também é realizada a Reunião Extraordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (CONSEJ), que passou a integrar oficialmente a conferência. A reunião contou com a participação de secretários de todo o país e tratou de pautas estratégicas para o fortalecimento do sistema prisional brasileiro, como a regulamentação do próprio CONSEJ, a implementação do Plano Pena Justa, a criação de uma pós-graduação lato sensu em Gestão e Liderança de Mulheres na Segurança Pública, os mecanismos de repasse de recursos entre estados e União por meio do modelo fundo a fundo e a recente resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) sobre a assistência jurídica no sistema prisional.

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, ressaltou a importância do encontro. “O iLab inaugura esse novo ciclo, de escuta, cooperação e protagonismo técnico e é um verdadeiro marco para a segurança pública do país. É um movimento plural e responsável, que não se limita à segurança pública em si, mas busca soluções duradouras para fortalecer o Estado brasileiro como um todo”, afirma.

Para o secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, a realização da iLab-Segurança 2025 marca um novo momento de articulação nacional entre as instituições de segurança. “Esse evento representa um avanço importante para o país, porque promove a troca de experiências, valoriza as realidades regionais e impulsiona soluções inovadoras para os desafios da segurança pública. Além disso, a reunião do CONSEJ foi fundamental para alinharmos ações estratégicas no campo da gestão prisional, com temas urgentes como o Plano Pena Justa, o fortalecimento da assistência jurídica para pessoas privadas de liberdade e a formação de lideranças femininas na segurança pública. É esse tipo de debate que consolida um sistema mais eficiente, humanizado e tecnicamente preparado para o futuro”, afirmou.