SAP promove aula de defesa pessoal com Renzo Gracie para profissionais das forças de segurança
9 de setembro de 2025 - 13:35
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, através do seu Núcleo de Operações e Treinamentos Táticos (NOTT) do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), realizou um aulão de jiu-jitsu para policiais penais e profissionais de outras forças de segurança do Estado. O treino foi ministrado pelo faixa-preta e treinador de Jiu-Jitsu, Renzo Gracie, neto do fundador da Gracie Jiu-Jitsu, Carlos Gracie, um dos expoentes da arte suave no Brasil e um dos renomados nomes da história das artes marciais no mundo.
O treinamento aconteceu nas instalações do GAP e contou com aproximadamente 70 profissionais com a participação de policiais penais, além de profissionais do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi), do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) e do Batalhão de Comando Tático Motorizado (Cotam) da Polícia Militar do Ceará, da Coordenadoria de Operações Especiais (Core) da Polícia Civil do Ceará, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da Guarda Municipal.
“Não só trazer o conhecimento para os policiais penais, mas também integrar com outras forças, porque a polícia é uma só”, ressalta, o responsável pelo NOTT, o policial penal e instrutor Neto. O Núcleo coordena cursos e capacitações do GAP, além de treinamentos especializados.
A aula teve como objetivo usar as técnicas do esporte para contribuir na defesa pessoal dos policiais. O supervisor do NOTT, que também treina o esporte, enfatiza a importância das práticas aprendidas durante a instrução. “O Renzo Gracie é uma lenda viva do esporte, é ”Old School”, como chamamos o jiu-jitsu raiz. Então ele proporcionou muito conhecimento para a gente e passou posições que realmente vamos utilizar no dia a dia. Às vezes precisamos desse start para voltar à treinar e para dar um incentivo a mais ao policial, ter uma referência mundial aqui com a gente é uma grande satisfação”, salientou.
Renzo Gracie evidenciou o serviço da polícia penal cearense: “Foi uma experiência incrível no GAP, a qualidade que eles estão mantendo, o padrão que eles estão seguindo, eu só vi isso em países super desenvolvidos, países de primeiro mundo onde eles possuem uma polícia muito forte. Fiquei impressionado com o serviço e qualidade e com certeza eu vou voltar e não só pra ensinar mais um pouco mas para aprender com eles também”, afirmou.
Durante o momento também estiveram presentes os integrantes da família Gracie, Rodrigo e Rayron Gracie, que participaram compartilhando os conhecimentos da arte suave aos profissionais de segurança presentes no encontro.