SAP realiza cerimônia de certificação do I Curso de Cinotecnia da Polícia Penal do Ceará
31 de outubro de 2025 - 09:19
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), por meio da Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização (EGPR), realizou a solenidade de certificação do I Curso de Cinotecnia da Polícia Penal do Estado do Ceará. A formação teve início em 8 de setembro de 2025 e marcou um importante avanço na capacitação de servidores da segurança pública voltada ao uso de cães em ações e operações policiais.
O curso, que contou inicialmente com 14 policiais aprovados no Teste de Aptidão Física (TAF), foi concluído por oito profissionais, entre eles seis policiais penais, um policial da 4ª Companhia do Batalhão de Choque (BPCHOQUE) e um policial civil da Paraíba, lotado na Central de Flagrantes.

Com o objetivo de transmitir conhecimentos técnicos e práticos sobre o adestramento e a condução de cães, o curso capacitou os participantes para atuarem em operações dentro das unidades prisionais e em seu entorno, fortalecendo o trabalho integrado das forças de segurança.

A formação contou com a colaboração e apoio de instituições parceiras, como o Canil da Polícia Militar do Ceará (CP Cães), o Canil do Corpo de Bombeiros Militar (CB Cães) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que contribuíram com instruções técnicas e demonstrações práticas.

O secretário executivo de planejamento e gestão interna, Álvaro Maciel, parabeniza os concludentes. “Estamos muito orgulhosos com a conclusão do I Curso de Cinotecnia da Polícia Penal do Ceará. Esse é um passo importante na qualificação de nossos servidores, fortalecendo não apenas a segurança dentro das unidades prisionais, mas também a integração com outras forças de segurança. O curso proporcionou aprendizado técnico avançado, disciplina e prática real com cães de faro e de guarda, preparando os policiais penais para atuar com excelência no combate ao crime organizado. É gratificante ver o empenho e a dedicação de cada participante, que agora levam para o sistema penitenciário um padrão elevado de profissionalismo e segurança”, disse.

O policial penal da UP Sobreira, David Carmo, comemora a conclusão do curso. “Foram 45 dias intensos de aprendizado sobre adestramento de cães de faro e de guarda, intervenção prisional e rastreamento. O que aprendemos enriquece nosso trabalho no combate ao crime organizado, especialmente no uso do cão de faro, que é essencial para impedir a entrada de materiais ilícitos no sistema prisional. Após o curso, me sinto preparado para contribuir de forma ainda mais efetiva com a segurança e o sistema penitenciário do Estado. Se eu tivesse que definir o curso em uma palavra, seria superação”, atenta.

O policial civil da Paraíba, Thiago de Lima, fala da sua experiência. “Já atuava como adestrador de cães antes de entrar para a polícia. Vim ao Ceará para conhecer o Canil da Polícia Penal e participar do Curso de Cinotecnia, uma oportunidade que vi como forma de aprimorar meus conhecimentos técnicos e aplicá-los na atividade policial. Desde a chegada, fui muito bem recebido pelo pessoal do GAP e impressionado com a estrutura e a qualidade do canil. As instruções foram intensas e muito técnicas, além de participar de missões reais com os cães. Como policial civil, essa experiência foi única. Pude conhecer de perto a rotina dos policiais penais e perceber a complexidade e a importância do trabalho que realizam. Foram 47 dias de muito aprendizado e convivência. Defino o curso em uma palavra: excelente”, disse.