Quarenta internos dos presídios cearenses fazem apresentação musical no TJA

16 de agosto de 2012 - 19:28

 

Um dia diferente da vida no cárcere. Quarenta privados de liberdade do Estado do Ceará, em regime fechado nos presídios Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) e Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF), fizeram uma apresentação memorável no Theatro José de Alencar. Na platéia de um dos mais belos cartões postais da cidade do Ceará, estavam 800 defensores públicos de 14 Países da América para a abertura do V Congresso Interamericano das Defensorias Públicas.

 

O Coral Vozes da Liberdade foi criado em 2012, pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará. Em aulas semanais com a coralista Bary Sampaio são destacadas técnicas vocais, linguagem corporal e autoestima. O projeto tem o objetivo de garantir a dignidade e a promoção da cidadania, apostando na arte e cultura como instrumentos de ressocialização dos internos nas unidades penitenciárias cearenses.

 

Ao lado da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará, sob regência do maestro Alfredo Barros, os internos apresentaram três músicas e emocionaram a platéia.  Aplaudidos de pé, pelo exemplo, o coral Vozes da Liberdade voltou ao fim da apresentação às unidades penitenciárias. A saída temporária e assegurada por escolta, foi autorizada pelo Juiz Corregedor dos Presídios Luiz Bessa Neto.

 

 “O sistema penitenciário, com todas suas vicissitudes e característica, não pode ser encarado apenas sob o viés punitivo, mas na perspectiva de promoção da inclusão social. Desta forma, parabenizo os homens e mulheres que estiveram aqui, pela primeira vez para tamanha platéia, emprestando seus talentos ao Coral Vozes da Liberdade. Eles nos mostram que é possível ter um olhar mais humano a uma política pública de efetiva promoção da cidadania”, afirmou a secretária da Justiça e Cidadania do Ceará, Mariana Lobo. “Acredito, e não é utópico, que somos capazes de contribuir para a construção de uma cultura de paz”.

 

Durante os dias 15, 16 e 17 de agosto, Fortaleza recebe os defensores públicos de 14 países americanos para o V Congresso da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF), na Fábrica de Negócios (anexo do Hotel Praia Centro). O evento tem como tema “A Atuação dos Defensores Públicos na Efetivação dos Direitos Humanos da América” e pretende debater sobre os impactos que esses profissionais têm na garantia do acesso à Justiça e no cotidiano das pessoas. Os principais temas levados ao evento têm relevância direta no cotidiano da população como: segurança pública, condições carcerárias e proteção da infância e garantias individuais de direitos humanos.