SAP conquista o segundo lugar no Ranking Geral dos Acordos de Resultados do Governo do Estado do ano de 2022

20 de março de 2023 - 10:00

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização acaba de conquistar o segundo lugar no Ranking Geral dos Acordos de Resultados do Governo do Estado. O Ranking compara o desempenho de 16 secretarias do Poder Executivo estadual, bem como 26 órgãos vinculados que assinaram um Acordo de Resultados no ano de 2022. A classificação é um instrumento que compõe o modelo de Gestão para Resultados (GPR), instituído no Estado do Ceará pelo Decreto nº 32.216, de 8 de maio de 2017.

O Acordo de Resultados é um instrumento de pactuação de compromissos prioritários, celebrado anualmente entre a Governadora e as secretarias de Estado e seus órgãos vinculados, com a interveniência da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag-CE) e a Secretaria da Fazendo do Estado do Ceará (Sefaz-CE).

A avaliação é feita através de cinco pilares, o desempenho das pastas e de seus órgãos e entidades vinculadas, tanto em relação aos resultados pactuados, quanto nos processos de planejamento e monitoramento. O objetivo do Ranking é fornecer, para as Secretarias e para o público, uma avaliação objetiva e comparável do desempenho de cada Acordo de Resultados.

O Ranking Geral do Acordo de Resultados ordena e compara as Notas Gerais obtidas pelos Acordos assinados individualmente por cada secretaria estadual e seus órgãos vinculados. Os pilares considerados para a elaboração do ranking são os seguintes: Nota dos Indicadores por meio da avaliação do cumprimento das metas pactuadas no Acordo de Resultados, Nota das Entregas, que demonstra o desempenho do órgão no cumprimento das metas relativas às entregas pactuadas, Nota Financeira que leva em consideração o percentual de execução financeira dos órgãos, Nota de Pactuação, nome dado ao processo de discussão e elaboração e assinatura do Acordo. Avalia, portanto, a qualidade e rapidez desse processo e Nota do Monitoramento , que leva em consideração o cumprimento do prazo estabelecido pela Seplag nos referidos processos.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, comenta sobre o resultado. “Em dois anos consecutivos conquistamos o primeiro lugar no ranking de Acordo de Resultados. O segundo lugar de 2022 nos deixa bem posicionados e orgulhosos, mas também vigilantes quanto aos nossos processos de trabalho. Aqui nós buscamos sempre promover transparência e garantir o melhor serviço público à sociedade cearense. Gostaria de parabenizar toda a equipe por manter a qualidade no trabalho e no planejamento. Vamos trabalhar cada vez mais unidos e focar na entrega de melhores resultados”, disse.

A coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), Aurinete Braga, parabeniza a secretaria pelo resultado. “O resultado do Acordo de Resultados enaltece o compromisso da SAP em trabalhar com foco e determinação para o alcance dos resultados. Pelo terceiro ano consecutivo, estamos nos primeiros lugares, demonstrando constância no planejamento, execução e monitoramento dos projetos. Ressalto o esforço e a dedicação das equipes, e a capacidade de liderança dos Gestores na condução dos trabalhos. Fomos a única Secretaria a ter nota máxima na pactuação do Acordo de Resultados com o Governador, valorizando desde o início a responsabilidade assumida com o Governo e a Sociedade. Sigamos no caminho da vitória, já que superamos ano a ano a nota da Secretaria, numa constante busca pela excelência”, afirma.