Alunos de Direito Penal têm aula prática no Instituto Penal Feminino

11 de abril de 2011 - 03:00

O Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) do Estado do Ceará, recebeu a visita de 300 alunos da Universidade de Fortaleza (Unifor) que cursam a cadeira de Direito Penal guiados pelos professores Leiliane Wenzel, Paulo Timbó e Yasmin Ximenes. O objetivo foi apresentar uma unidade prisional, sua rotina de segurança e disciplina, como forma prática dos ensinamentos em sala de aula. 

Na ocasião, foram recepcionados pela diretora, Ana Lupe de Sousa, que fez uma primeira palestra na quadra poliesportiva com as informações gerais do contexto onde a unidade está inserida, discorrendo sobre a Coordenadoria do Sistema Penal da Sejus e todas as suas ligações com os organismos, jurídicos e legais, das áreas federal, estadual e municipal. 

Em seguida, as equipes de cinqüenta alunos percorreram as alas A, B, C e D (os alojamentos das internas), a enfermaria, o parlatório, as salas com as oficinas de artesanato e as oficinas produtivas (confecção de moda), a cozinha e a padaria. Por fim, a creche que acolhe as mães com bebês até um ano de idade. Nesse momento, os universitários, por iniciativa própria, e os professores fizeram, em nome da Unifor, a doação de fraldas descartáveis, produtos de higiene e alimentação, presentes. 

Informações: Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa – IPF 
                       Endereço: BR116, Km 27, município de Aquiraz 
                      
Dia 11.04.2011 –
Internas recolhidas – 532
Regime fechado: 460, sendo 316 indiciadas e 144 julgadas
Regime aberto: 72 semiaberto e aberto