Sejus realiza curso de arte urbana com quinze egressos do sistema penal

15 de julho de 2011 - 12:37

 

Quinze egressos do sistema penal farão um curso de pintura, desenho, quadrinho e serigrafia com os artistas plásticos contemporâneos Weaver Lima e Franklin Stein, do coletivo Monstra, entre os dias 18 de julho e 26 de agosto de 2011. A ação é pioneira dentro do sistema penal cearense e possibilita a inserção social destes egressos, por meio da capacitação em arte e cultura, além de despertar o empreendedorismo individual. O curso faz parte do programa de ressocialização da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, desenvolvido pelo Núcleo de Assistência ao Presidiário e Apoio ao Egresso (Napae). 

 

Durante o percurso da aprendizagem, os egressos visitarão nesta segunda-feira, dia 18 de julho, uma mostra de artes plásticas. Muitos entrarão pela primeira vez em uma exposição. No Sobrado Dr. José Lourenço (Rua Major Facundo, 154, Centro) eles serão recebidos pelos educadores da casa e conhecerão diversas técnicas de pintura, gravura, stencil, desenho. A visita acontece de 9h às 12h.

 

Outra aula em campo acontece em uma serigrafia, dias 08 e 09 de agosto. Os quinze alunos aprenderão a  estampar tecidos com objetivo de profissionalização de conseguir uma vaga neste mercado de trabalho. Todo o curso tem duração de 60 horas/aula e será certificado.

 

Esta é a terceira ação que a Sejus realiza em 2011 envolvendo as artes visuais. “A primeira delas esteve ligada a entrada do Salão de Abril no IPPOO II, mostrando que o lugar da arte transcende os muros e pode sim, levar um pouco mais de alegria aos internos que não estão esquecidos da sociedade. Outro foi o lançamento do cineclube da Sejus. Bimensal, a ação visa discutir os temas importantes para a pasta de forma ampliada e trazendo ainda mais interessados. Agora temos o curso para os egressos. Isso mostra que podemos trabalhar a cidadania e a reinserção do apenado de diversas maneiras”, como explica a secretária da Justiça e Cidadania do Ceará, Mariana Lobo. 

 

Já o artista plástico Weaver Lima ressalta a oportunidade como importante para o coletivo Monstra também, pois como trabalham com arte urbana, sentem muitas vezes falta de pessoas capacitadas para desenvolver ações, como é o caso de murais de grandes proporções. “É uma forma de trazer mais gente capacitada ao mercado das artes”, informou em reunião de apresentação com os novos alunos. 

 

E, para testar as habilidades deles e marcar o que aprenderam, ao final do curso os 15 egressos deixarão um mural na sede da Sejus. Arte urbana e coletiva que utilizará pintura, graffiti e spray para expressar os talentos e dotes artísticos destes internos. 

 

 

CRONOGRAMA

 

 

DESENHO E SERIGRAFIA

 

Segunda, dia 18/jul

9h às 12h – Aula sobre a utilização do desenho na arte urbana. Visita guiada com os artistas exposição MONSTRA no Sobrado Dr. José Lourenço.

Local: Sobrado Dr. José Lourenço

 

14h às 17h – Palestra/aula teórica de desenho.

Local: SEJUS

 

Terça, dia 19/jul:

Aula prática de desenho (material de desenho) – 8h às 12h

Distribuição de blocos de desenhos: Exercício – desenhos de observação durante uma semana.

Local: SEJUS

 

Segunda, 25/jul:

9h às 12h – Aula sobre o meio das histórias em quadrinhos. Autores e estilos de narrativas. Como se conta uma história, ou se passa uma idéia, através de imagens.

Criação e desenvolvimento de arte sequencial, técnicas utilizadas em quadrinhos, desenho animado, story-board etc.

Local: SEJUS

 

14h às 17h – Aula prática de produção de como criar um personagem e produzir tiras em quadrinhos.

Exercício: Produção de quadrinhos durante uma semana.

Local: SEJUS

 

Segunda, 01/ago:

Técnicas de serigrafia.

09 às 12h e 14h às 17h – Aula teórica e prática de preparação do desenho para impressão em serigrafia.

Local: SEJUS

 

Terça, 08/ago:

8h às 12h – aula prática de serigrafia

Local: estúdio de serigrafia

 

Quarta, 09/ago:

8h às 12h – aula prática de serigrafia

Local: estúdio de serigrafia

 

 

MURAL

 

Segunda a sexta, 9h às 12h – 14h às 17h.

Seg, dia 22/ago – Desenhos – criação de mural coletivo.

Ter, dia 23/ago – Técnicas de pintura e graffiti + produção de Stencil, Sticker etc.

Local: Auditório Sejus

 

Qua, dia 24/ago – Composição: Ampliação de desenho mural.

Qui, dia 25/ago – Pintura mural – pincel e rolinho.

Sex. dia 26/ago – Pintura mural – spray.

Local: Muro externo SEJUS