SAP recebe doação de 2.400 livros para projeto “Livro Aberto”

30 de agosto de 2019 - 17:08

O sistema penitenciário do Ceará recebeu mais uma doação de livros para enriquecer o projeto “Livro Aberto” realizado nas unidades prisionais. A entrega simbólica das obras ocorreu nesta sexta-feira (30), no auditório Paulo Petrola, no campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará e contou com a representação do secretário executivo da Administração Penitenciaria, Maiquel Mendes.

A doação veio através do Grupo Cristão Mãos de Luz durante a 3ª Caravana Solidária Educação e Harmonia Social que, em parceria com a UECE, arrecadou 2.400 livros que serão distribuídos em 14 unidades prisionais do Estado. É o terceiro ano consecutivo que o Grupo realização essa ação para o sistema prisional do Estado.

Presidente do grupo cristão e professor do curso de veterinária da UECE, Ricardo Figueiredo, mostrou felicidade em contribuir para que os internos possam crescer intelectualmente e quem sabe mudar o destino após a conquista da liberdade. “É muito bom mais uma vez ter esse momento de ajudar e incentivá-los a ler. Também é muito importante saber que o poder da leitura pode transformar pensamentos, vidas e ainda diminuir a pena deles”, afirmou o professor.

O secretário executivo Maiquel Mendes realizou a apresentação dos dados dos primeiros sete meses de gestão do secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque. Os dados do crescimento de apreensões de celulares nas prisões, o aumento no número de detentos em salas de aula, o crescimento no atendimento médico e outros dados positivos foram expostos pelo secretário. Durante a explanação, o Maiquel destacou a importância da sociedade colaborar para a melhoria do sistema e agradeceu a doação dos livros.

“Ficamos muito felizes com essa doação. Acreditamos muito em uma segunda chance e o livro é uma oportunidade para que o interno cresça e também diminua seu tempo dentro da unidade. É muito bom quando a sociedade entende que também pode contribuir para a melhoria dos presídios e também na ressocialização do detento”, pontua.

Coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso da SAP, Cristiane Gadelha, agradeceu mais uma vez a parceria do Grupo Cristão Mãos de Luz e também apresentou o momento para destacar a importância do projeto Livro Aberto. “O projeto Livro Aberto é importante para que o detento leia, se informe, conheça as obras literárias, e também para que ele consiga a remição de pena. Além disso, agradeço mais uma vez a contribuição do Grupo que, pelo terceiro ano seguido, amplia nossa biblioteca de conhecimento”, finalizou.

Projeto Livro Aberto

O apenado tem a oportunidade de conseguir reduzir seu tempo dentro do presídio com a leitura. Ele escolhe por mês um obra literária dentre os títulos selecionados para a leitura. O detento terá o prazo de 21 a 30 dias para apresentar ao final desse período o relatório de leitura ou resenha.

O relatório deve ser elaborado de forma individual, presencial, e local adequado. A resenha que atingir a nota igual ou superior a 6,0 será aprovado pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc).

Depois, isso é levado para a vara judicial para ser avaliado sobre a redução da pena. Ao final de 12 obras lidas e avaliadas, ele terá a possibilidade de remir 48 dias no prazo de 12 meses da pena.