107 internos são qualificados no Centro de Detenção Provisória em cursos do Senai/CE

20 de janeiro de 2021 - 16:53

A Secretaria da Administração Penitenciária, através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso, certificou mais 107 internos em cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE). As qualificações aconteceram no Centro de Detenção Provisória.

Os cursos fazem parte do Projeto de Implantação de Oficinas Produtivas Permanentes em estabelecimentos penais (PROCAP 2019), financiadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Ter a oportunidade de trabalhar de forma autônoma é uma das portas que abriram-se para José Marcílio. Com 36 anos, ele teve a oportunidade de qualificar-se em panificação. “Nunca tinha trabalhado nesse ramo e estou muito feliz por essa oportunidade de conhecimento. Tentarei entrar em uma empresa, mas vejo também uma oportunidade de conseguir ser autônomo realizando pães, bolos e outros produtos que aprendi no curso”, revela.

Acreditar na qualificação e ressocialização é uma das grandes missões da gestão SAP, destaca o coordenador adjunto da CISPE, Alexandre Pirajá. “Estes cursos ministrados e executados pelo Senai mostram o compromisso da gestão da SAP em dá uma profissão para o interno. Com essa profissão nós acreditamos que ele ingresse no mercado de trabalho ou trabalhe por contra própria. Isso certamente diminuiu reincidência no crime”, afirma.