SAP inicia entrega das novas carteiras funcionais com a identidade de Polícia Penal

17 de março de 2021 - 08:36

A Secretaria da Administração Penitenciária iniciou, nesta terça-feira (16), a entrega das novas carteiras funcionais para os policiais penais do Estado. O documento de identificação é válido como identidade civil em todo o território nacional e torna efetivo a nova categoria de Polícia Penal. Seu processo de confecção está sendo feito pela própria SAP, determinando uma maior agilidade na produção e no controle interno.

Para representar o início das entregas, foram escolhidos dois servidores mais antigos da Secretaria. A primeira servidora a receber a nova carteira de identidade funcional foi Francisca Dias Lima (70). Está atuando desde 1972 no sistema penitenciário e atualmente está lotada na Creche Irmã Marta. E o outro homenageado foi servidor Antonio Tabosa Gomes da Silva (74) que está lotado na Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe).

Com 48 anos de atuação no sistema prisional do Ceará, a policial penal Francisca Dias se emociona ao falar desse reconhecimento. “Fiquei muito feliz com o convite, pois em muitos anos de serviço e luta eu e meu amigo Tabosa nunca fomos homenageados. Hoje chegou nosso dia, tudo tem seu momento”, atesta.

Para Tabosa, é um privilégio ter sido escolhido. “Eu e a Dias somos do primeiro concurso da Secretaria, temos o mesmo tempo de atuação. Está sendo uma honra representar todos os policiais penais”, ressalta.

O secretário Mauro Albuquerque ressalta a importância da entrega das carteiras funcionais como um ganho imenso e histórico. “Faz muitos anos que os agentes penitenciários lutam para serem policiais. Quem toma conta das pessoas que cometeram crime realmente tem um viés de policial. Mais uma vitória da secretaria. Ter seus agentes reconhecidos como policiais penais, como policial protetor da sociedade”.

Cadastro

O agendamento de entrega das carteiras funcionais segue o critério da antiguidade, que contempla os servidores mais antigos, de 1972 a 2005. Para a confecção da carteira funcional o servidor deve fazer o agendamento online através deste link: http://siag.sap.ce.gov.br e comparecer no horário e na data selecionada e apresentar o documento de comprovante de residência. Os atendimentos estão sendo feitos com 6 pessoas por vez em intervalos de 20 minutos. O documento é emitido e entregue na hora.