Força-Tarefa SUSP realiza primeira prisão de líder de organização criminosa no Ceará

22 de março de 2021 - 16:18

Com informações da ASCOM/MJSP

A Secretaria da Administração Penitenciária, em conjunto com a Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará e membros da Força-Tarefa SUSP, realizaram uma ação que resultou na prisão do suspeito de fazer parte de organização criminosa que atua no Estado.

A investigação realizada pela Força-Tarefa SUSP de Combate ao Crime Organizado no Estado do Ceará aponta que o acusado é responsável pela onda de ataques ocorrida no Estado no período de abril e setembro de 2019. Na época, o suspeito teria coordenado uma série de ataques a prédios públicos, além de planejar o assassinato de autoridades governamentais. Ele estava sendo procurado desde 2019.

Força-Tarefa SUSP

O plano de força-tarefa SUSP de combate ao crime organizado, foi lançado em janeiro deste ano e tem como objetivo prevenir, monitorar, investigar e reduzir os indicadores de crimes como tráfico de drogas, latrocínio, homicídios, roubos a agências bancárias, cargas e veículos praticados por membros de organizações criminosas em todo o país. Além disso, as forças-tarefas pretendem isolar lideranças do crime organizado no sistema prisional, bem como descapitalizar facções por meio de bloqueio e venda antecipada de bens.

O Plano possui quatro eixos de atuação que são: Inteligência de todos os órgãos de segurança pública envolvidos, análise criminal estratégica, policiamento ostensivo de forma especializada e adoção de procedimentos investigativos capazes de dar respostas efetivas e oportunas para a redução e repressão à criminalidade.

A adesão de todos os Estados será facultativa e está dividida em três etapas. Inicialmente foram convidados a aderirem de forma voluntária os seis estados que apresentaram os maiores acréscimos em números absolutos de homicídios no primeiro semestre de 2020, quando comparados ao mesmo período de 2019, sendo Ceará, Paraná, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Rio Grande do Norte. A partir de junho deste ano, a adesão será facultada aos estados onde estão localizadas Penitenciárias Federais, desde que não tenham sido contemplados na primeira etapa e, a partir de janeiro de 2022, os demais Estados poderão fazer a adesão voluntária ao Plano.