Seis internos do sistema prisional cearense são aprovados para o ensino superior

21 de abril de 2021 - 09:27

Com o resultado da primeira chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Baturité e Cedro, na Universidade Federal do Cariri – Campus Juazeiro do Norte e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), os internos garantiram vagas nas universidades através das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).

Crédito: Thiana Montefusco

As aprovações foram nos cursos Ciências Sociais, Hotelaria, Mecatrônica Industrial, Administração Pública, Agronomia e Biblioteconomia. Os internos aprovados são da Unidade Prisional Professor José Sobreira de Amorim, Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (PFHVA), CPPL I, CPPL III e da Cadeia Pública de Juazeiro do Norte.

Um dos internos aprovados no Sisu garantiu vaga em primeiro lugar para cursar Biblioteconomia na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Após a aprovação, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) explica que a família precisa comparecer na instituição em que o interno foi aprovado com a documentação necessária para a matrícula. A decisão se os internos poderão ou não assistir às aulas é do Poder Judiciário.

A expectativa da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) é que o número seja ainda maior com o resultado da segunda chamada e a lista de espera.

O coordenador educacional da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Rodrigo Moraes, destaca que é através da educação que se transforma o ser humano. “A SAP não mede esforços para levar educação para todos os internos, desde a ensino fundamental ao ensino superior. Isso garante uma nova perspectiva de vida”, conclui.