Agentes do GAP passam por treinamento de manuseio do novo armamento

29 de abril de 2021 - 16:00

Policiais penais do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) recebem treinamento de manuseio do novo armamento adquirido pela Secretaria da Administração Penitenciária. Trata-se das armas Benelli M3 entregues pelo secretário Mauro Albuquerque, na última segunda-feira (26).

O treinamento realizado foi dividido em aulas teóricas e práticas e conta com a participação de 10 agentes do grupo tático.

O curso foi ministrado pelo tenente coronel Sergio Harumi Nishi da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) que possui experiência na área de defesa, com ênfase em segurança pública. Os policiais tiveram aulas de conhecimentos sobre o sistema de funcionamento, montagem e desmontagem, regras de segurança, manutenção e limpeza. Além disso, receberam instrução de manuseio do armamento no estande de tiro.

Para o mestre Sergio Harumi, o treinamento favorece os policiais que aprendem de forma segura o manuseio do novo armamento. ” A secretaria adquiriu um equipamento de primeiro mundo e isso requer uma atualização dos conhecimentos e de um novo treinamento. Os profissionais estão muito motivados e em busca de repassar esse aprendizado aos outros colegas de trabalho”, conclui.

O aluno Lucas Maikon, supervisor do núcleo de treinamentos do GAP, enfatiza a importância do treinamento e do investimento nos equipamentos. “Toda essa ação influencia diretamente nas açoes do grupo tático com a aquisição dessa nova Benelli M3. Com ela, nós temos a versatilidade de utilizar tanto em operações de escolta como também dentro das unidades. O servidor estar trabalhando com equipamento de ponta, historicamente isso está sendo um marco no sistema prisional”, afirma.

O secretário executivo de planejamento e gestão interna, Maiquel Mendes, ressalta a valorização do Governo do Estado do Ceará e da secretaria com seus servidores para prestar um serviço de qualidade a sociedade. “Esse equipamento é de ponta, usado por policiais no mundo todo. É muito importante dar continuidade a essa capacitação e investimento para que possamos proteger a sociedade e combater o crime.”

O novo armamento

A Benelli M3 é conhecida mundialmente e se destaca por dar a opção de tiro semiautomático ou de ação de bombeamento (pump action). O armamento é confiável e versátil, pois permite o disparo de projéteis menos poderosos, como balas de borracha , que não geram recuo suficiente para operar o mecanismo semiautomático.