SAP promove rotina de massoterapia para os policiais penais

20 de maio de 2021 - 11:13

Em busca de proporcionar o bem-estar dos servidores, o Serviço de Atendimento Psicossocial ao Trabalhador da Secretaria da Administração Penitenciária promove massagens terapêuticas aos policiais penais e colaboradores.

As ações de massoterapia fazem parte das práticas integrativas em saúde como atividade integrante do SAPT, que executa, desde 2017, o hábito do autocuidado do corpo e da mente dos profissionais.

Além da Sede, os atendimentos são distribuídos, semanalmente, para os servidores que atuam nas unidades prisionais. A cada mês cerca de 250 servidores são atendidos pelo serviço.

A Servidora social da Secretaria, e uma das responsáveis pelo serviço, Cristiane Lima, comentou sobre a importância das práticas integrativas complementares para os profissionais de segurança pública. “A massoterapia serve para alivio da tensão e dores musculares causadas pelo cotidiano. Esse serviço ajuda a melhorar o desempenho no trabalho e diretamente na qualidade de vida”, conclui.

Para o servidor André Luis, lotado no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II, a massoterapia proporciona qualidade de vida e melhor desempenho nas atividades laborais e interpessoais. “Essa prática trás uma gama de benefícios para o policial penal que passa o dia inteiro fardado, com equipamentos e armamentos. Além do relaxamento do corpo e da mente, nos dá sensação de bem-estar, controla o estresse, diminui o cansaço e alivia as tensões durante o plantão”, conclui.

Massagem

É um procedimento massoterapêutico de origem oriental e ocidental, voltados ao relaxamento e estímulo muscular, buscando a promoção da saúde e do equilíbrio físico e emocional.